O Android oferece, de forma nativa, alguns recursos úteis que ainda não chegaram, e nem têm previsão de chegar ao iPhone (iOS). Entre as funcionalidades, está o modo Circule para Pesquisar, do Google, além da possibilidade de usar diferentes aplicativos na mesma tela, com o modo de tela dividida. Ainda é possível navegar por gestos e logar múltiplos usuários em um mesmo dispositivo. A seguir, confira seis recursos exclusivos para os usuários do Android que a Apple ainda não oferece — e fazem falta.
6 recursos do Android que o iPhone ainda não tem — e fazem falta — Foto: Arte/TechTudo 1. Circular para pesquisar
Uma das funções exclusivas do sistema operacional Android é o Circle to Search, que, em tradução livre, significa "Circular para Pesquisar". Como o nome sugere, o recurso permite que o usuário realize buscas na web a partir do desenho de um círculo ao redor do conteúdo desejado. A função torna-se prática quando é necessário procurar por um livro, roupa, ou até acessórios encontrados nas redes sociais, por exemplo, sem a necessidade de sair da tela atual.
O recurso está disponível em alguns dispositivos com Android e deve chegar a mais usuários conforme as atualizações do sistema forem saindo, mas ainda não foi integrado ao iOS. O iPhone até permite que usuários personalizem um atalho para replicar a função, mas o seu funcionamento ainda carece de melhorias por parte da Apple.
Circule para Pesquisar é diferencial do Android em relação ao iPhone — Foto: Divulgação/Google O Android permite que diferentes usuários usem o dispositivo com contas individuais, inclusive como convidados. Essa alternativa, que não está disponível no iPhone, permite o compartilhamento do aparelho com outras pessoas com total privacidade, pois ninguém poderá obter acesso à conta principal sem autorização. Assim, conversas em redes sociais, arquivos de mídias e informações bancárias se mantêm privadas. É possível utilizar uma conta de convidado ou criar outro perfil e fazer diferentes ajustes, como downloads de apps, customização da tela de bloqueio e salvamento de contatos.
Android permite criação de conta de convidado e acesso com múltiplos usuários — Foto: Reprodução/Lucas Mendes Outra facilidade para os usuários do Android é a navegação por gestos, que permite acesso rápido às notificações e outras funcionalidades ao deslizar na tela inicial. A função pode parecer um tanto quanto inútil, mas é de extrema importância para PCDs ou pessoas que precisem realizar alguma ação no aparelho, mas que por algum motivo não consigam usar o touch screen.
No sistema operacional da Apple, os usuários ainda não podem contar com esse recurso, sendo restritos apenas ao modo que permite utilizar o dispositivo apenas com uma mão.
Android conta com recurso de navegação por gestos que não está disponível para usuários de iPhones — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Com o recurso de tela dividida, os usuários do sistema operacional Android podem utilizar dois aplicativos simultaneamente. Essa função é prática e permite, por exemplo, assistir a um conteúdo enquanto responde a mensagens, oferecendo uma experiência próxima à praticidade da web. É válido destacar que, enquanto a maioria dos dispositivos permite o uso de dois aplicativos ao mesmo tempo, já existem celulares, como o Galaxy Z Fold 5, que possibilitam a utilização de até três aplicativos ao mesmo tempo.
Tela dividida no Android permite uso de aplicativos sem interrupção — Foto: Reprodução/Gisele Souza 5. Usar mais de uma versão de um app
Um diferencial relevante do Android em relação ao iOS é a opção de uso de diferentes versões de um mesmo aplicativo. A função opera basicamente como clones de apps de interesse para usuários. É possível usar mais de uma versão do mensageiro WhatsApp, por exemplo. A alternativa está disponível de forma nativa em aparelhos OnePlus, Samsung, etc., mas também é possível encontrar os apps clones na Google Play Store.
Android disponibiliza a usuários alternativa de cópia de apps instalados — Foto: Reprodução/Mariana Saguias 6. Painel de controle de volume mais completo
O Android também tem a facilidade de ter um painel de controle de volume abrangente. Ou seja, enquanto o iPhone permite ajustar o volume do celular como um todo, o Android possibilita controlar diferentes categorias de volume na mesma interface. É possível ajustar, por exemplo, o volume de notificações, som durante chamadas e alarmes habilitados, possibilitando uma experiência personalizada e melhorada ao usuário.
Painel de controle de volume no Android é mais completo que o do iPhone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Veja também: Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo
Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
21
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/N/R/XBU17FTUuFoZ2cjZCYPg/techtudo-8-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/5/4/jRCQXrS3ennzIrPQ56nQ/techtudo-7-.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro