O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes de uma casa. Mas, para funcionar bem e sem desperdício de gás ou energia, alguns cuidados são essenciais. Desde a manutenção até a escolha das panelas, pequenos ajustes podem melhorar – e muito – o dia a dia na cozinha. Para provar que detalhes fazem a diferença e ajudam qualquer um a preparar pratos melhor, o TechTudo reuniu dicas para usar o fogão com segurança e economia. Confira!
Saiba como usar o seu fogão da melhor forma, como um chef profissional; veja truques — Foto: Tainah Tavares/TechTudo Como usar o fogão? Veja segredos
Para usar o seu fogão como um profissional, você vai precisar de bocas limpas, panelas adequadas, um isqueiro ou fósforo, boa ventilação, e uma grande porção de paciência e atenção. Veja, a seguir, o modo de preparo:
- Mantenha as grades limpas
- Escolha bem suas panelas
- Use cada boca corretamente
- Tenha um isqueiro ou fósforo perto em caso de falta de luz
- Não use fogo alto à toa
- Ventile a cozinha
- Pré-aqueça as panelas antes de cozinhar
- Vire as alças das panelas pra dentro do aparelho
1. Mantenha as grades limpas
Antes de começar, limpe bem as grades do fogão para garantir que a chama esteja funcionando adequadamente. Essa limpeza, que muitas vezes é ignorada, pode ajudar o seu aparelho a funcionar melhor, já que gordura e restos de alimentos grudados nas grades e nos queimadores afetam a circulação de calor e intensidade das chamas.
Para deixar as grades limpas, use água, detergente neutro e uma esponja não abrasiva. Para a sujeira mais incrustada ou para retirar manchas de queimado, uma solução com bicarbonato de sódio e vinagre de álcool também pode ser útil.
A limpezas das grades melhora o funcionamento do fogão — Foto: FreePik 2. Escolha bem suas panelas
A escolha da panela faz toda a diferença na hora de cozinhar. Modelos que esquentam rápido, como os de alumínio e inox, são ideais para receitas rápidas. Já os de cerâmica ou fundo duplo, que retêm mais calor, funcionam melhor para pratos que levam mais tempo no fogo. Outra dica simples, mas eficiente, é cozinhar com a panela tampada, pois acelera o cozimento e ainda ajuda a economizar gás e energia.
Se a receita permitir, a panela de pressão é uma ótima escolha. Ela reduz o tempo de preparo, mantém o sabor dos alimentos e ainda evita desperdício de gás. E, para garantir mais eficiência, vale considerar a troca de panelas muito antigas por modelos mais novos. Panela velha pode até ser tema de música, mas na cozinha, fundo gasto, lateral amassada e cabos frouxos só fazem o calor se distribuir mal, aumentando o tempo de preparo e o consumo de gás.
Escolha adequada das panelas ajuda no preparo da comida e economiza gás — Foto: Reprodução/Amazon 3. Use cada boca corretamente
Cada queimador do fogão foi projetado para um uso específico. As bocas maiores são mais indicadas para panelas grandes ou receitas que demandam mais calor, enquanto as menores são ideais para preparos rápidos e panelas pequenas. Além disso, o menor queimador é a melhor escolha para cozinhar em fogo baixo ou no banho-maria, pois proporciona um aquecimento mais suave e controlado.
Embora usar uma panela pequena em uma boca grande possa acelerar processos como ferver água, no dia a dia essa prática não vale a pena. Além de desperdiçar gás, o calor excessivo aumenta o risco de queimar os alimentos e comprometer o preparo.
Cada boca do fogão foi planejada para um tipo de panela ou preparo de alimento — Foto: Tainah Tavares/TechTudo 4. Tenha um isqueiro ou fósforo perto em caso de falta de luz
Em caso de falta de energia, o acendedor automático do fogão a gás não vai funcionar. Nessa situação, o fogão ou forno terá que ser aceso de forma manual. Por isso, sempre é bom ter em casa fósforos, isqueiro ou um acendedor de fogão.
Para acender a chama manualmente, abra o gás e aproxime rapidamente o isqueiro, acendedor ou fósforo da boca do fogão. Se não acender imediatamente, feche o gás e reinicie o processo para evitar acidentes com vazamento de gás e queimaduras.
Ter um acendedor de fogão em casa pode ser útil em momentos de falta de energia — Foto: Americanas.com 5. Não use fogo alto à toa
Evite usar a chama na intensidade máxima sem necessidade. Apesar da crença de que o fogo alto acelera o preparo da comida, nem sempre isso é verdade. O fogo alto sem necessidade, além de causar desperdício de gás, pode queimar o alimento ou cozinhá-lo de forma irregular, com o alimento ficando cozido por fora e cru por dentro. Por isso, o segredo é ajustar a chama conforme a necessidade de cada preparo.
Para cozimento lento, sopas ou refogados, utilize fogo baixo ou médio. Para carnes, se for para cozinhar, o ideal é o fogo baixo. Já se for uma fritura ou um bife, a recomendação é utilizar, com atenção, a potência média ou alta.
Uma boa circulação de ar é muito importante para evitar o acúmulo de calor na cozinha e garantir que o ambiente tenha uma temperatura agradável. A boa ventilação também ajuda a eliminar o cheiro da comida e gases que são liberados durante o processo de combustão e que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, se possível, mantenha as janelas abertas ou utilize um exaustor para garantir uma boa circulação de ar na cozinha.
— Foto: Letícia Rosa/TechTudo Agora, se a janela da cozinha permite a passagem de vento ou forte corrente de ar, o recomendado é fechá-la parcialmente durante o preparo dos alimentos. O vento forte pode impactar na potência da chama, fazendo com que a panela demore mais para alcançar a temperatura desejada ou, em alguns casos, apagando o fogo e provocando um vazamento de gás.
7. Pré-aqueça as panelas antes de cozinhar
Pré-aquecer as panelas é uma técnica simples, mas muito eficaz, para garantir que os alimentos cozinhem de forma mais eficiente. Uma panela quente garante que os alimentos comecem a cozinhar imediatamente após o contato. Esse procedimento é importante principalmente para frituras e refogados, onde a temperatura da panela no início do processo pode influenciar no resultado. Mas, após colocar os alimentos na panela, fique de olho na intensidade da chama do fogão para evitar superaquecimento ou queimar os ingredientes.
8. Vire as alças das panelas pra dentro do aparelho
E para encerrar, uma pitada de segurança para evitar acidentes na cozinha. Ao cozinhar, deixe as alças das panelas para dentro do fogão. Essa medida evita que elas fiquem expostas ao risco de serem tocadas acidentalmente, reduzindo o risco de acidentes com queimaduras com as próprias panelas ou com líquidos quentes.
O fogão com quatro bocas em promoção possui tamanho compacto e é bom para cozinhas compactas — Foto: Foto: Divulgação/Electrolux Com informações do TastingTable, Beko, Ultragáz e Idec.
Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
17
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/2/fx83zGRPGYGfZMlGv9FQ/design-sem-nome-19-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/u/9/BeJajLRde6fekVnBtUdQ/free-flow-tamoios.jpg.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/M/WF9qeoRPuDTsF1VC1YQg/poco-x7-pro-traseira.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/f/F/Xok9QOQPOFoKj7IiFbBA/5.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro