6 dias atrás 2

Adeus, sedentarismo: sensor só libera redes sociais após você treinar

Um rastreador de movimento Bluetooth promete bloquear aplicativos escolhidos pelo usuário, incluindo redes sociais, e só libera o acesso após a realização de exercícios físicos. Chamado de Pavl-off, o dispositivo é acoplado a halteres ou equipamentos de academia, registra automaticamente as repetições e envia os dados a um aplicativo, que autoriza o acesso aos apps após o treino. Desenvolvido por um engenheiro eletricista, o projeto ainda está em fase de desenvolvimento e captação de recursos por meio de uma campanha no Kickstarter.

O Pavl-off foi projetado para funcionar de forma simples e integrada à rotina do usuário. O dispositivo não tem botões físicos, liga automaticamente ao ser utilizado e se conecta ao celular via Bluetooth. Durante o exercício, o sensor mede os movimentos e envia as informações em tempo real para o aplicativo. Assim que as metas definidas são atingidas, os aplicativos previamente bloqueados são liberados automaticamente no celular, incentivando a prática regular de atividades físicas.

 Reprodução/Pavl-off Dispositivo Pavl-off pode ser acoplado a diferentes halteres e máquinas de exercícios físicos — Foto: Reprodução/Pavl-off

O projeto, disponível apenas para iPhone (iOS), é assinado pelo engenheiro eletricista Bar Smith, da Califórnia, nos Estados Unidos. Ele afirma que o Pavl-off surgiu da dificuldade em manter uma rotina consistente de exercícios físicos aliada à reflexão sobre o tempo excessivo gasto nas redes sociais.

Para usar o sistema, o usuário deve adquirir o sensor Pavl-off e instalar o app disponível na App Store. No aplicativo, é possível selecionar quais aplicativos de redes sociais serão bloqueados e por quanto tempo. Após essa configuração, basta concluir o treino diário para liberar o acesso. À meia-noite, os aplicativos voltam a ser bloqueados automaticamente e permanecem indisponíveis até que o usuário se exercite novamente no dia seguinte.

 Reprodução/Pavl-off Pavl-off contabiliza repetições via Bluetooth no aplicativo e libera redes sociais no celular — Foto: Reprodução/Pavl-off

Um vídeo pelo criador demonstra o funcionamento do equipamento: a cada repetição realizada com halteres ou em máquinas de academia, o aplicativo contabiliza automaticamente os movimentos na tela do celular. Ao final de todas as séries programadas, o sistema libera o uso das redes sociais no aparelho, sem a necessidade de qualquer ação manual por parte do usuário.

O Pavl-off não exige assinatura e conta com uma bateria recarregável de 500 mA, com autonomia estimada de cerca de um mês entre as recargas. O carregamento é feito por meio de cabo USB-C, que não acompanha o produto. Segundo o desenvolvedor, a proposta é manter o dispositivo simples, funcional e com baixo custo de manutenção para o consumidor.

Quanto custa o sensor? Dá para comprá-lo?

Inicialmente pensado para uso próprio, o projeto pode ser produzido em escala, com componentes eletrônicos simples e caixa plástica impressa em 3D ou moldada por injeção, conforme a demanda. O dispositivo custa US$ 35, valor equivalente a cerca de R$ 181 em conversão direta. De acordo com a campanha anunciada no Kickstarter, o Pavl-off pode ser adquirido por pessoas de qualquer lugar do mundo, incluindo o Brasil. A previsão de entrega informada é abril de 2026.

Veja também: O Instagram vai ser pago? Calma! Não é bem assim...

O INSTAGRAM VAI FICAR PAGO? Calma! Não é bem assim...

O INSTAGRAM VAI FICAR PAGO? Calma! Não é bem assim...

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro