10 meses atrás 34

Adobe Firefly lança recurso de IA para transformar texto e vídeo; saiba mais

A Adobe está lançando nesta quarta-feira (12) o recurso de geração de vídeos a partir de prompts de texto para o Firefly, sua ferramenta proprietária de inteligência artificial generativa. Apesar de já estar disponível para assinantes do Creative Cloud, até então o Firefly gerava apenas imagens estáticas. O maior destaque da novidade é o foco na transparência, com o primeiro modelo LLM do mercado a garantir que todos os materiais utilizados no treinamento respeitam direitos de Propriedade Intelectual e foram coletados de forma ética, gerando conteúdos totalmente seguros para uso comercial.

Inicialmente disponibilizado em fase beta, o Gerador de Vídeo do Firefly ainda terá suporte a prompts complexos com imagens, possibilitando animar figuras estáticas, adicionando efeitos de nuvens em movimento, água corrente, reflexos, fumaça e assim por diante. Outra funcionalidade que chega à ferramenta é a capacidade de traduzir vídeos inteiros, bastando subir o arquivo original e definir o idioma de saída. A seguir, confira mais detalhes da novidade.

 Divulgação/Adobe Arte de divulgação recurso Adobe Firefly Texto to Video — Foto: Divulgação/Adobe

Adobe Firefly: O que é e quais os novos recursos?

O Firefly é a ferramenta da Adobe para geração e edição de imagens por meio de IA generativa, atualmente já embarcada em aplicativos do pacote Adobe Creative Cloud, como o Photoshop, Lightroom e Premiere Pro, mas também com uma versão web dedicada. Na prática, sempre que o usuário utiliza alguma das funções de IA dos softwares da Adobe, seja para remover um objeto específico, gerar novas imagens ou elementos pontuais, realizar o upscale de imagem, é o Firefly quem atua, de fato, executando os comandos.

 Divulgação/Adobe

A diferença é que, agora, a ferramenta também conseguirá criar e editar vídeos, e não apenas frames ou imagens estáticas. Vitor Gomes, gerente sênior de marketing de produtos na Adobe, explica que “O Gerador de Vídeo transforma ideias em vídeos dinâmicos que podem ser agregados a filmes já existentes, isso graças a integração que o Firefly tem com os outros apps da casa como o Premiere Pro e Express”, concretizando visões criativas e acelerando fluxos de trabalho.

Gomes ainda acrescenta que a Adobe prioriza a “transparência e utilização de dados obtidos de forma ética, trazendo segurança ao profissional na comercialização do seu produto final”. Entre as novidades chegando nesta quarta-feira (12) estão os recursos de:

  • “Texto para vídeo”, por meio de prompts descrevendo ideias
  • Criar B-roll com movimento de câmera a partir de um único quadro/imagem
  • Adicionar elementos atmosféricos como: fumaça, reflexos de lente, água ou animação de imagem
  • Criar animações em 2D e 3D
  • Criar textos gráficos em movimento
  • Transformar imagens estáticas em clipe

O Firefly “vídeo” também terá capacidade de traduzir vídeos inteiros, bastando realizar o upload do arquivo-fonte e escolher o idioma. Outro destaque da ferramenta é sua interface simples e intuitiva - especialmente comparada a outras ferramentas avançadas de IA disponíveis no mercado. Para quem tiver interesse em testar a ferramenta, a Adobe ainda disponibilizou um guia com várias dicas em sua página oficial de suporte (https://helpx.adobe.com/br/firefly/generate-video/generate-video-clips/writing-effective-text-prompts-for-generative-video.html).

Veja também: DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

 conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro