7 meses atrás 19

Amazon lança seus primeiros satélites de internet para rivalizar com Starlink

A SpaceX lançou seu primeiro lote de satélites Starlink em 2019 e atualmente conta com mais de 6.750 unidades operacionais, que prestam serviço a mais de cinco milhões de clientes ao redor do mundo, tornando-se de longe a empresa dominante nesse setor.

A Starlink também forneceu acesso à internet em zonas de desastres naturais e guerras, como no Marrocos após um terremoto em 2023 e na linha de frente na Ucrânia após a invasão russa, em fevereiro de 2022.

A Amazon planeja acelerar os lançamentos nos próximos meses e anos, com mais de 80 voos já reservados por meio da United Launch Alliance (uma joint venture formada pelas empresas aeroespaciais americanas Boeing e Lockheed Martin), da francesa Arianespace, da Blue Origin — do próprio Bezos — e da SpaceX.

Os satélites do Kuiper se juntarão, assim, à constelação cada vez mais densa de aparelhos que operam na órbita baixa, junto com os da Starlink, da europeia OneWeb e da chinesa Guowang.

O aumento da aglomeração nesse "bairro orbital" tem gerado preocupações quanto à congestão, possíveis colisões e interferências nas observações astronômicas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro