10 meses atrás 41

Cansado(a) de tirar o notebook da mala no aeroporto? Entenda o motivo

Foto: Reprodução/Getty Images (Picture Alliance)

Cansado(a) de tirar o notebook da mala no aeroporto? Entenda o motivo

Foto: Reprodução/Pexels (NHP&Co)

Cansado(a) de tirar o notebook da mala no aeroporto? Descubra o motivo por trás dessa exigência e como ela pode tornar sua viagem mais segura!

Foto: Reprodução/Airway (Simulscan)

1. Funcionamento dos scammers do aeroporto

Os scanners utilizam raios-X para inspecionar objetos sem abrir as malas, com itens densos aparecendo escuros e os menos densos claros. A radiação é captada por sensores, gerando imagens digitais para análise de segurança.

Foto: Reprodução/Pexels (Gustavo Fring)

2. Por que preciso tirar o notebook da mala

Retirar o notebook da mala durante a inspeção é necessário porque ele contém materiais de alta densidade, como metais e baterias de íons de lítio, que bloqueiam os raios-x e criam áreas de sombra na imagem.

Foto: Reprodução/Freepik (pressfoto)

Essas sombras podem esconder objetos menores ou perigosos, como líquidos, armas ou explosivos. Ao separar o notebook, ele pode ser inspecionado de forma mais eficaz, sem interferir na análise da bagagem.

Foto: Reprodução/Pexels (Kindel Media)

O mesmo princípio se aplica a outros eletrônicos com baterias, como tablets, smartphones e câmeras. Isso garante uma inspeção mais precisa e segura de todos os itens.

Foto: Reprodução/Freepik (wavebreakmedia_micro)

3. 11 de setembro intensificou a vistoria

Após os sequestros de aviões no ataque do 11 de setembro, os EUA implementaram medidas de segurança rigorosas, como scanners corporais e restrições ao transporte de líquidos, que logo foram adotadas globalmente.

Foto: Reprodução/Pexels (Tyler Lastovich)

4. Itens específicos só na bagagem de mão

Baterias de lítio devem ser transportadas na bagagem de mão devido ao risco de superaquecimento e incêndios, especialmente se danificadas.

Foto: Divulgação/Freepik

No Brasil, a OACI proíbe o despacho de baterias sobressalentes, que devem ser levadas na bagagem de mão, mas permite o despacho de baterias instaladas nos dispositivos.

Foto: Reprodução/Pexels (Vlada Karpovich)

5. Não retirar o notebook da mala

A resolução n.º 515 da ANAC visa evitar a introdução de objetos perigosos a bordo. Passageiros que se recusarem a cumprir, como retirar o notebook para inspeção, terão acesso negado à sala de embarque e a polícia será acionada.

Foto: Sergey Zolkin/Unsplash

6. Tendências para o futuro

Os scanners de bagagem modernos usam tomografia computadorizada (TC) para gerar imagens 3D, permitindo inspeções mais rápidas e precisas.

Foto: Engin Yapici/Unsplash

Isso melhora a detecção de ameaças e elimina a necessidade de remover itens como líquidos e eletrônicos. A tecnologia já é usada em vários aeroportos dos EUA.

Foto: Reprodução/Pexels (Timur Weber)

Confira também: Vai viajar? 5 aparelhos eletrônicos que precisam de atenção no voo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro