Instalar um chuveiro elétrico pode assustar à primeira vista. Os fios, conexões e cuidados com a eletricidade passam a impressão de que o trabalho é complicado demais para ser feito em casa, e que sempre há necessidade de auxílio profissional. Na prática, o processo exige apenas atenção, algumas ferramentas básicas e compreensão do funcionamento do sistema elétrico. O segredo está em seguir respeitar as normas de segurança e garantir que a instalação seja feita em um circuito adequado.
Para te ajudar nesse processo, o TechTudo reuniu as principais orientações sobre instalação, troca e manutenção do chuveiro elétrico. A ideia é tornar o processo acessível, sem comprometer a segurança elétrica ou o desempenho do aparelho. A seguir, confira como escolher o modelo ideal, entender a parte elétrica e evitar erros que podem comprometer o uso do equipamento.
Aprenda como instalar o chuveiro elétrico — Foto: Reprodução/Redes Sociais Antes de começar, vale entender que instalar ou trocar um chuveiro elétrico envolve mais do que apenas conectar fios. A escolha do modelo certo, a análise da rede elétrica e os cuidados com a resistência fazem toda a diferença para garantir segurança e desempenho. Por isso, você encontrará os seguintes tópicos nesta matéria:
- Cuidados para tomar antes de instalar um chuveiro elétrico
- Como escolher um chuveiro elétrico?
- Como instalar chuveiro elétrico?
- Como trocar chuveiro elétrico?
- Como trocar resistência do chuveiro elétrico?
- Chuveiro elétrico vale a pena?
1. Cuidados para tomar antes de instalar um chuveiro elétrico
Antes de começar a instalação, desligue o disjuntor responsável pelo circuito do banheiro e verifique se não há passagem de corrente nos fios. Para se certificar de que não há nenhuma corrente elétrica passando pelos fios após o desligamento, encoste a ponta da chave teste em um terminal de energia. Caso a luz se ascenda, é sinal que ainda há uma corrente elétrica passando e que você não deve iniciar o processo.
2. Como escolher um chuveiro elétrico?
O primeiro passo é observar a potência e a voltagem. Em locais com sistema 220 V, o aquecimento é mais eficiente e o consumo tende a ser menor. Já em redes 127 V, a escolha deve priorizar modelos de menor potência para evitar sobrecarga. Outros pontos importantes são a potência, a pressão da jato de água, o formato do chuveiro, o design e o tamanho disponível. Você pode conferir todos os detalhes de cada um deles nesta matéria.
Temperatura da água do chuveiro elétrico — Foto: Divulgação 3. Como instalar chuveiro elétrico?
Após a compra, a instalação é o passo a ser dado. Para isso, você pode fazer por conta própria ou chamar um técnico especializado. Caso opte por fazer você mesmo, siga o tutorial abaixo:
- Com a energia elétrica desligada, feche o registro do banheiro. Em seguida abra a torneira do chuveiro para eliminar as sujeiras da tubulação. Assim que a água parar de sair, feche novamente.
- Após isso, é hora de fazer a fixação do chuveiro no ponto de água. Use fita veda-rosca nas conexões para evitar vazamentos.
- Depois, conecte os fios de fase e neutro conforme a voltagem do aparelho. Eles sempre devem ser instalados de par em par. Comece juntando o fio neutro do chuveiro com o neutro da parede (ambos devem ser azuis). Em seguida, conecte o fio terra (que pode ser verde ou verde e amarelo) e finalize juntando o fio fase, que pode ser encontrado em vermelho, preto o marrom.
- Ainda com a energia elétrica desligada, abra o registro de água e verifique se há vazamentos. Se tudo estiver correto, religue a energia elétrica do banheiro.
4. Como trocar chuveiro elétrico?
Para substituir um chuveiro antigo, o procedimento é semelhante à instalação inicial. Desligue o disjuntor, feche o registro de água e remova o modelo antigo. Limpe as conexões e confira se o novo aparelho possui as mesmas especificações elétricas. Entretanto, vale alertar que, se houver diferença de potência entre os chuveiros, o disjuntor e a fiação podem precisar de atualização.
Chuveiro elétrico x chuveiro eletrônico — Foto: Reprodução/Dunard 5. Como trocar resistência do chuveiro elétrico?
A resistência é o componente responsável pelo aquecimento da água e uma das partes que mais sofrem desgaste. Quando queima, o banho fica frio mesmo com o aparelho ligado. Para trocar, siga os passos:
- Desligue a rede elétrica do banheiro e utilize uma chave de teste para confirmar que não há corrente no circuito.
- Feche o registro de água e desencaixe o chuveiro com cuidado.
- Observe a posição da resistência antiga dentro do corpo do chuveiro e retire-a com auxílio de um alicate.
- Instale a nova resistência na mesma orientação da anterior, encaixando firmemente nos contatos.
- Monte novamente o chuveiro e abra o registro de água.
- Religue a rede elétrica e teste o funcionamento nas diferentes temperaturas.
Resistência chuveiro elétrico — Foto: Reprodução/Redes Sociais 6. Chuveiro elétrico vale a pena?
Sim, o chuveiro elétrico continua sendo uma opção eficiente e acessível para um banho quentinho e confortável. Seu custo inicial é menor que o de sistemas a gás e os chuveiros eletrônicos, e a instalação e a manutenção são bem simples. Além disso, o aquecimento não depende de tubulações complexas e há diversos modelos, marcas, potências, designs e tamanhos disponíveis no mercado.
Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
2
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/n/J/k1C3NAT0aiF03ctASInA/elo-1-.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/I/fyHYmQSAaD3hrocQ3esQ/captura-de-tela-2025-07-26-191523.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro