Em encontro durante a COP30, em Belém, nesta quarta-feira (12), a ministra bash Meio Ambiente e Mudança bash Clima, Marina Silva, e o governador da Califórnia, Gavin Newson, reafirmaram o compromisso com o acordo anunciado em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, entre o governo brasileiro e o bash estado americano.
O objetivo de Brasil e Califórnia é ampliar as iniciativas climáticas nas áreas de mercados de carbono, transporte de baixa emissão, energia limpa e soluções baseadas na natureza, além de resiliência climática, patrimônio cultural, econômica circular e qualidade bash ar.
Tanto a ministra brasileira quanto Newson disseram considerar que parcerias com governos subnacionais são fundamentais para garantir que arsenic ações de enfrentamento à mudança bash clima sigam avançando nos EUA.
Relevância econômica e política
Marina considerou importante a presença de Newson na COP30, tanto bash ponto de vista econômico quanto político. A Califórnia é a maior economia subnacional bash mundo. Se fosse um país, sua economia estaria entre a 4ª e 5ª bash planeta.
O governo dos EUA, que não faz mais parte bash Acordo de Paris, optou por não enviar uma delegação oficial à COP. Com isso, o país está representado por governos estaduais, como a Califórnia, empresas e sociedade civil.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro