8 meses atrás 16

Coreia do Norte nunca vai renunciar às armas nucleares, diz irmã de Kim Jong-un após ameaças de Trump

Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano e cotada para substitui-lo no futuro, afirmou que qualquer discussão para convencer seu país a renunciar às armas nucleares "não é mais que um sonho que nunca se tornará realidade", informou a agência oficial de notícias KCNA.

"Se alguém fala abertamente sobre desmantelar nossas armas nucleares (...) constituiria o ato mais hostil de negação da soberania da Coreia do Norte", disse.

A fala de Kim Jong-un é uma resposta a um comunicado emitido na semana passada por diplomatas da Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos em que os três países, aliados, "reafirmaram seu compromisso firme com a completa desnuclearização" da Coreia do Norte.

"(O comunicado) Apenas revelou plenamente o desconforto dos Estados Unidos, Japão e RDC (Coreia do Sul) em seu desespero por falar em coro sobre a 'desnuclearização'", afirmou a irmã do líder norte-coreano.

Durante seu primeiro mandato, o presidente norte-americano, Donald Trump, chegou a se reunir com Kim Jong-un por duas vezes, em 2018 e 2019, para buscar de um acordo de desnuclearização.

Mas, depois da segunda reunião, que terminou sem acordo, Pyongyang acabou intensificando os esforços para fortalecer sua capacidade militar e nuclear. Desde então, o governo norte-coreano frequentemente divulga imagens de manobras e lançamento de mísseis (veja abaixo).

Mídia estatal da Coreia do Norte divulga vídeo de teste de míssil balístico

Mídia estatal da Coreia do Norte divulga vídeo de teste de míssil balístico

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro