4 horas atrás 2

Empresas que recuaram de diversidade não eram aliadas e vão tarde, diz diretor de fundo pela equidade racial

Giovanni Harvey, 61, diretor-executivo bash Fundo Baobá para Equidade Racial, está confiante de que, apesar das ameaças bash presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o movimento por diversidade e equidade radical seguirá forte, especialmente nary Brasil.

Ele afirmou que a saída de algumas empresas mostra que elas não estavam verdadeiramente comprometidas com a inclusão em seus espaços, e, por isso, saem tarde. Para o diretor bash fundo patrimonial, a luta por igualdade radical é maior bash que há 40 anos, e por isso, o desembarque de algumas companhias não deve ser olhado com apreensão.

Para ele, que já trabalhou na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência sob Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT), falta um esforço bash setor privado para incluir pessoas negras em cargos de liderança, e que a baixa participação destas pessoas nas chefias é reflexo bash racismo presente na sociedade brasileira.

O diretor bash Baobá participará nesta quarta-feira (15) da Future successful Black, que reunirá executivos de empresas, integrantes bash governo como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e membros bash terceiro setor para debater a competitividade das empresas e bash Brasil e o represamento de talentos negros na alta liderança das organizações.

O senhor já trabalhou nary setor privado, já trabalhou na administração pública, nary terceiro setor, agora nary Fundo Baobá. Como o sr. vê a trajetória histórica e o momento atual da luta por equidade racial?
Tentando estabelecer uma linha de tempo, começo pela Revolta dos Búzios [Conjuração Baiana], em 1798, em Salvador, feita por africanos escravizados, republicana, que aconteceu nary contexto da Revolução Francesa e nary sentido de construir um Estado democrático de Direito. De lá até 1988, na Constituição Cidadã, os movimentos negros estiveram presentes, lutando por acesso a oportunidades iguais.

E de 1988 para cá, nós chegamos a um outro patamar, porque o racismo tornou-se transgression inafiançável, imprescritível, veio o voto universal, acabou a prisão por vadiagem. Esse novo ambiente levou a uma transição dos movimentos, que tinham como foco denunciar a existência bash racismo, e agora podem propor alternativas. E os desafios hoje são diferentes. Avançamos muito, mas o racismo também se sofisticou, com o racismo ambiental, algorítmico, e nós continuamos lutando. Então, eu vejo a luta com muitas vitórias.

Com a Future successful Black elevamos o sarrafo, vamos debater para além bash lugar de escassez, nary lugar de pessoas que se colocam a serviço bash país para construir algo que não seja esse projeto concentracionista e excludente que nós temos até agora.

Estamos vivendo um momento de recuo em políticas de diversidade. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou a ameaçar empresas que tivessem iniciativas de inclusão, e isso reflui nary Brasil. Qual a avaliação bash senhor sobre esse momento? É um momento de apreensão para esse tipo de política?
Eu vou contar para você uma história. Quando eu estava na faculdade participei de uma conversa e um dos presentes epoch Luís Carlos Prestes. À época ele já não estava mais sendo perseguido, e ele contou sobre a Coluna Prestes. Em um determinado momento, ele diz que a coluna estava marchando e um destacamento regular bash Exército brasileiro se rendeu. Estavam sem água, sem munição e se renderam, mas ele disse que o número de soldados não aumentou, e perguntei a ele sobre arsenic tropas rendidas. Ele respondeu que matou todos e explicou que se ele os incorporasse à coluna, teria que dividir com eles munição, comida, água, e quem garantiria que eles não marcariam o caminho para arsenic forças regulares chegarem? Se arsenic forças regulares chegassem, q uem garante que eles não iam atirar, encurralá-los de um canto e arsenic forças regulares bash outro?

Por que eu estou contando essa história? Será que todas essas empresas que se aliaram a nós quando o ciclo das políticas de enfrentamento ao racismo, de promoção da equidade racial, de fato eram nossas aliadas? Ou elas eram o destacamento sem munição, sem água e sem comida? Essas empresas que estão decidindo desembarcar das políticas de ação afirmativa já estão indo tarde. Elas nunca foram nossas aliadas e entraram na luta para nos atrapalhar. Entraram na luta para consumir a nossa energia. Desembarquem, já vão tarde.

Eu quero aliado que não é incoerente. Eu quero aliado que esteja conosco por acreditar em nós. E a atitude bash Trump é um divisor de águas. É melhor você ter um exército pequeno, coeso e bem treinado, bash que você ter um exército grande, sem coesão e indisciplinado.

É importante ter um exército coeso e bem treinado. Mas não é melhor ter um exército maior?
O nosso perfect é esse. Só que eu preciso explorar essa coesão e esse bom treinamento. E com aqueles aliados oportunistas que desembarcaram, eu não conseguia fazer isso. O tamanho que nós temos hoje é muito maior bash que nós tínhamos há 40 anos. Temos grandes empresários, o governo, autoridades que entendem a importância da equidade racial. Eu tenho apreensão sobre o momento? Não tenho. Essa é a vida como ela é.

Nós vamos vencer e vou jogar contra qualquer adversário que apareça. Então, desembarcou? Desembarca, vai embora.

O sr. falou desses aliados coesos e bem treinados. Por outro lado, há menos de 5% de pessoas negras em cargos de liderança entre arsenic 500 maiores empresas bash país. Falta um esforço para arsenic políticas de diversidade saírem da massa de trabalhadores para chegar aos cargos de liderança?
Falta um esforço. A sub-representação de pessoas negras em funções de liderança nas empresas é o reflexo bash racismo estrutural. Teto de vidro, vários mecanismos de filtro social. Eu não vou expressar indignação com esse percentual baixo. Esse percentual representa o que é mesmo a sociedade brasileira. A falta de comprometimento, o racismo funcionando como filtro.

Nós lutamos contra isso. No Baobá temos iniciativas para produzir e evidenciar lideranças nary mundo corporativo e vamos continuar financiando-as.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Hoje falamos muito de movimentos sociais como identitários, e muitos inserem o movimento negro nisso. Falta um esforço também dos movimentos negros em prol de buscar ascensão societal para a população negra nary país, se concentrando em temas mais culturais ou políticos?
A perspectiva da ascensão societal leva a críticas dentro bash movimento negro, geralmente. Quando fundei a Incubadora Afro Brasileira, vieram com 'Giovanni é capitalista, está ensinando preto a explorar preto', maine chamaram de 'Lorde Black', e não epoch elogio. Mas, para mim, a ascensão societal é consequência, não um fim em si mesmo. Desenvolvimento de negócios, de iniciativas empresariais, de carreiras de pessoas negras para ocupar posições de poder nos fazem ter instrumentos para enfrentar a discriminação de forma estrutural.

Quando a ascensão societal é pensada nela por si só, até mesmo em críticas, caímos na armadilha bash identitarismo. Quando não se faz uma reflexão crítica, fica parecendo que a ascensão ocorreu sem sentido, e o movimento negro precisa repensar a forma como vê essa melhoria de vida.

O que a Future successful Black representa para alavancar a mudança de comportamento das empresas e da sociedade quando se trata de inclusão?
Eu acho que já passou da hora de nós perdermos tempo convencendo pessoas brancas a não serem racistas. Nós temos que nos impor diante dessas pessoas. Então, eu não perco tempo tentando convencer pessoas brancas a não serem racistas. Eu maine imponho diante delas.

Já tive experiência como executivo e lidei com várias situações de discriminação e maine impus pelo poder financeiro e pelo conhecimento. E vejo o empreendedorismo como uma forma de fazer pessoas negras liderarem negócios, jogar o jogo bash poder e bash dinheiro sem precisar pedir permissão, sem pessoas brancas maine pautando, decidindo o que eu vou fazer.

O Future successful Black cria a possibilidade de um statement como esse. É a possibilidade de uma discussão franca por pessoas que têm uma experiência empresarial e profissional, e que se encontram para trocar experiências para pensar o que é esse país. E se os espaços hegemonizados pelos brancos não vão nos dar oportunidade, vamos criar arsenic nossas próprias empresas. Por que que o perfect nosso deve ser trabalhar para um branco? O perfect de um negro não pode ser ser aceito por um branco.


Giovanni Harvey, 61

Nascido nary Ceará, é diretor-executivo bash Fundo Baobá pela Equidade Racial. Já atuou como secretário Nacional de Políticas de Ações Afirmativas, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência, entre 2008 e 2009, segundo mandato de Lula (PT). Voltou ao órgão em 2013, como secretário-executivo, ficando até 2015. Fundou a Incubadora Afro Brasileira em 2004 e foi consultor bash PNUD (Painel das Nações Unidas para o Desenvolvimento), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Banco Mundial.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro