10 meses atrás 20

Essas 6 dicas vão te ajudar a manter o seu forno sempre limpo!

O forno, seja a gás ou elétrico, tende a acumular muita gordura e restos de comida, especialmente se o interior não for esmaltado. Além disso, a falta de limpeza regular, seja após o uso ou mensalmente, pode agravar o estado do aparelho. Pensando nisso, o TechTudo reuniu dicas para evitar o excesso de sujeira e garantir o bom funcionamento do eletrodoméstico. Vale lembrar que, antes de fazer qualquer procedimento, é importante ler o manual de instruções do modelo. Confira, a seguir, como deixar o seu forno limpo por mais tempo.

 Reprodução/iStockphoto Essas 6 dicas vão te ajudar a manter o seu forno sempre limpo; saiba como cuidar do seu aparelho — Foto: Reprodução/iStockphoto

Como limpar forno? Veja dicas para evitar a sujeira

  1. Limpe supercialmente após cada uso
  2. Use receitas caseiras na limpeza
  3. Use acessórios para fazer os preparos
  4. Ative a autolimpeza, se possível
  5. Evite produtos abrasivos
  6. Faça uma limpeza mais profunda mensalmente

1. Limpe supercialmente após cada uso

O primeiro passo para manter o forno sempre limpo é higienizá-lo após cada uso. Dessa maneira, o aparelho não acumula sujeiras externas, restos de comida e gordura, o que facilita bastante a limpeza mais profunda, que deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Para a limpeza superficial, basta usar detergente neutro e uma esponja úmida não abrasiva, logo após o forno esfriar completamente. Para secar, o ideal é usar um pano de microfibra.

 Reprodução/Freepik Limpar o forno sempre depois de usar ajuda a não acumular sujeira e gordura — Foto: Reprodução/Freepik

2. Use receitas caseiras na limpeza

Existem várias receitas caseiras que podem ajudar na limpeza do forno, evitando a necessidade de recorrer a produtos químicos, como desengordurantes ou limpadores específicos. Uma das misturas mais comuns é a de bicarbonato de sódio, água e vinagre branco, que juntos facilitam a remoção da gordura acumulada.

Para preparar, misture meia xícara de bicarbonato com água até formar uma pasta. Então, aplique nas superfícies sujas e deixe agir por pelo menos duas horas. Após esse tempo, borrife vinagre diluído em água, deixe agir por 30 minutos e, em seguida, use um pano de microfibra ou uma esponja macia para remover a mistura. Para finalizar, limpe tudo com o auxílio de um pano úmido.

 Reprodução/Getty Images Uma das misturas naturais mais comuns é de bicarbonato de sódio, água e vinagre branco — Foto: Reprodução/Getty Images

Outra opção caseira é a mistura de limão com bicarbonato de sódio. Basta cortar um limão ao meio e colocar bicarbonato na parte aberta da fruta. Então, use o limão como se fosse uma esponja, esfregando a superfície do forno. A acidez do alimento, combinada com o bicarbonato, facilita a remoção da gordura e sujeira grudadas.

Além disso, utilizar uma solução de vinagre com detergente neutro é também uma ótima opção para ajudar na higienização do forno. Basta misturar a mesma dosagem de cada produto em um borrifador e adicionar um pouco de água para diluir. Então, borrife a mistura e deixe agir por algumas horas. Após esse tempo, limpe com um pano úmido ou, caso permaneçam manchas grudadas, esfregue com uma esponja macia.

3. Use acessórios para fazer os preparos

Assim como nas air fryers, é recomendado usar acessórios para preparar os alimentos sem prejudicar o funcionamento e a aparência do seu forno. Assadeiras antiaderentes, potes de vidro temperado e formas de silicone resistentes a altas temperaturas já são bem conhecidos dos usuários e devem ser usados sempre ao cozinhar.

 Reprodução/Amazon A versatilidade do forno multifuncional é o atrativo do eletrodoméstico — Foto: Reprodução/Amazon

Além disso, optar por pegadores de silicone também é uma boa ideia, pois eles ajudam a evitar arranhões nas superfícies e grelhas do aparelho. Usar esses acessórios previne que os alimentos vazem e formem crostas, mantendo o forno limpo e em pleno funcionamento.

4. Ative a autolimpeza, se possível

Alguns modelos de forno modernos possuem a função de autolimpeza, que aquece o aparelho a temperaturas elevadas, geralmente entre 450°C e 500°C, para incinerar os resíduos de alimentos. Esse processo, que pode durar entre 30 minutos e uma hora, elimina a sujeira acumulada de forma eficiente. Após o ciclo, restam apenas as cinzas, que podem ser facilmente removidas com um pano úmido. Logo, se o seu forno contar com esse recurso, aproveite para utilizá-lo regularmente e manter o aparelho limpo por mais tempo.

 Reprodução/Freepik Alguns modelos mais modernos possuem a função autolimpeza — Foto: Reprodução/Freepik

5. Evite produtos abrasivos

Assim como para a limpeza de outros eletrodomésticos, não é recomendado o uso de produtos abrasivos, como água sanitária, cloro e álcool, para limpar o forno. Isso porque esses produtos contêm compostos químicos que podem acelerar o desgaste do aparelho e, além disso, há o risco de resíduos entrarem em contato com os alimentos preparados posteriormente. Por isso, a melhor opção é utilizar produtos específicos para a limpeza do forno ou recorrer a receitas caseiras com vinagre, limão e bicarbonato de sódio.

6. Faça uma limpeza mais profunda mensalmente

Além das limpezas diárias após as refeições, é imprescindível realizar uma higienização mais profunda mensalmente, já que ela remove o que as limpezas superficiais não conseguem alcançar. Esse processo envolve retirar as grelhas para lavar e esfregar todas as partes internas do aparelho, o que demanda mais tempo e esforço do usuário.

Com informações de Real Simple e The Kitchn.

🎥 Vídeo: Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos

Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos

Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro