10 meses atrás 14

Excel: 5 usos poucos comuns que você deveria conhecer

O Microsoft Excel é um editor bastante utilizado para tarefas profissionais, como a criação de planilhas e a realização de cálculos, mas a plataforma também oferece funcionalidades criativas que são menos conhecidas. O editor permite realizar atividades como jogar, editar imagens, gerar senhas aleatórias e criar formulários interativos.

Com o uso de macros VBA (Visual Basic for Applications), formatação condicional e fórmulas, o Excel pode se transformar em um programa dinâmico e versátil. Além disso, o editor permite criar e personalizar calendários para gerenciar compromissos pessoais e profissionais e oferece modelos prontos para coletar e organizar informações. A seguir, confira cinco formas diferentes de usar o Excel e saiba como aproveitá-las.

 Reprodução/Gamesexcel Excel pode ser utilizado para jogar, criar artes, editar imagens e criar agendas pessoais; confira — Foto: Reprodução/Gamesexcel
 Reprodução/Júlia Silveira Versão para Excel do jogo Super Mario World — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Pode parecer surpreendente, mas o Excel também pode ser usado para jogar. O programa tem recursos que permitem criar brincadeiras dinâmicas ao combinar macros VBA (Visual Basic for Applications), fórmulas e formatação condicional. Porém, quem não tem experiência com a ferramenta pode se divertir baixando arquivos prontos, já configurados para jogar.

No site Excel Easy, por exemplo, é possível encontrar links para games na versão para Excel, como Pac-Man, Sudoku e Tetris, além de adaptações de clássicos como Sonic e Mario. Já em páginas como Struggling to Excel, é possível baixar o Snake, o famoso “jogo da cobrinha” que fez sucesso nos celulares dos anos 2000. Cada jogo tem comandos próprios, sendo importante conferir as orientações na planilha. Além disso, alguns arquivos podem exigir a ativação de macros para funcionar corretamente.

 Reprodução/YouTube Exemplo de pixel art criada no Excel — Foto: Reprodução/YouTube

Embora não seja um editor de imagens, o Excel oferece recursos para manipular fotos e gráficos criativamente. Com ferramentas de formatação e células coloridas, é possível criar pixel art, aplicar filtros simples e personalizar gráficos. O programa também permite ajustes simples de brilho, contraste e transparência diretamente na aba de formatação de imagem, sem a necessidade de editores externos. Além disso, oferece opções para cortar, girar e redimensionar imagens e combiná-las com textos e formas para criar infográficos ou materiais visuais para apresentações. Apesar de não substituir softwares especializados em edição, o Excel permite fazer experimentações gráficas e ajustes básicos de forma integrada à plataforma.

Criar senhas mais seguras

 Reprodução/Júlia Silveira Excel pode auxiliar na criação de senhas aleatórias — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

O Excel pode ser um aliado na segurança digital ao gerar senhas aleatórias de forma prática. Com a função ALEATÓRIOENTRE, é possível criar combinações de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, personalizando o tamanho e a composição dos códigos, sem precisar recorrer a outras ferramentas. A fórmula CARACT(ALEATÓRIOENTRE(x;y)) permite definir intervalos específicos da tabela de caracteres, gerando um novo código sempre que a planilha for atualizada. Para ajustar o tamanho da senha, basta modificar o número de repetições na função.

 Reprodução/Júlia Silveira É possível criar um formulário editável no Excel — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

O Excel pode ser uma alternativa para criar formulários interativos, adaptados a diferentes necessidades. O software permite elaborar pesquisas, listas de presença e planilhas de controle, como gestão de estoque ou recursos, por exemplo. Além disso, com a função Validação de Dados, é possível restringir formatos de resposta, como listas suspensas ou campos numéricos, garantindo mais organização. O programa ainda oferece recursos interativos, como botões de opção, caixas de seleção e campos personalizados. Os formulários podem ser criados do zero ou editados a partir de modelos disponíveis no site oficial da Microsoft, facilitando a coleta e a organização de informações.

 Reprodução/Júlia Silveira É possível criar e editar agendas e calendários no Excel — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

O editor de planilhas da Microsoft também pode ser usado para criar uma agenda pessoal e organizar compromissos, tarefas e prazos. Para montar um calendário personalizado, basta inserir os dias do mês em uma linha e distribuir as atividades em colunas, categorizando os afazeres. A formatação condicional permite destacar prazos importantes, tarefas urgentes ou eventos recorrentes, tornando a visualização mais intuitiva. Além disso, é possível baixar templates gratuitos no site da Microsoft para personalizar, ajustando cores, datas e categorias. O uso de fórmulas também ajuda a calcular prazos automaticamente ou a criar lembretes visuais para diferentes registros.

Veja também: Teclado diferentão impressiona na CES 2025 com design inovador

Teclado diferentão impressiona na CES 2025 com design inovador

Teclado diferentão impressiona na CES 2025 com design inovador

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro