10 meses atrás 15

Extensão do Chrome: 5 dicas para checar a segurança antes de instalar

As extensões do Google Chrome são softwares que adicionam funcionalidades extras ao navegador. Elas podem ter diversas utilidades, desde a personalização da interface até o bloqueio de sites indesejados, além de otimizar o desempenho no carregamento de páginas. No entanto, apesar de serem úteis no dia a dia, é fundamental verificar a segurança da extensão antes de instalá-la. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com cinco dicas para checar a segurança de uma extensão do Chrome antes de instalar no PC.

 Laura Storino/TechTudo Confira cinco dicas para checar a segurança de uma extensão do Chrome antes de instalá-la no PC — Foto: Laura Storino/TechTudo

Primeiro, acesse a página de extensões do Chrome (digite chrome://extensions/ na barra de URL). Você encontrará informações detalhadas sobre os softwares instalados no navegador, incluindo possíveis problemas de segurança e falta de suporte ou atualização de alguma extensão. Outra sugestão é desinstalar extensões que não sejam mais usadas ou que, de alguma forma, prejudiquem o desempenho do navegador.

2. Avaliação e atualizações

Antes de instalar uma extensão, vale a pena conferir as avaliações e a frequência de atualizações do software. As avaliações na página de extensões do Chrome são um bom indicativo de qualidade e funcionalidade de extensão, já que refletem a experiência de outros usuários, tanto positiva quanto negativa. Além disso, vale verificar a seção “Detalhes” para acompanhar as atualizações. Extensões que recebem atualizações regulares tendem a ser mais seguras, reduzindo o risco de ataques de hackers, malwares e outras ameaças.

 Reprodução/Diego Cataldo Extensão com baixa regularidade de update pode representar um risco — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Outra dica importante é verificar a aba “Privacidade” da extensão antes de instalá-la. Para isso, clique na extensão desejada e role a página até quase o final — esta seção geralmente aparece como um dos últimos itens. Em “Privacidade”, confira como o desenvolvedor lida com seus dados, se há coleta de informações e se elas são compartilhadas ou vendidas para terceiros. Extensões que não realizam esse tipo de prática são mais seguras para o usuário.

 Reprodução/Diego Cataldo Verifique a Política de Privacidade da extensão — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Confira as informações oficiais sobre o desenvolvedor. Embora nem todas as empresas tenham um site, é provável que ao menos tenham alguma página em redes sociais, como Instagram ou Facebook. Se encontrar qualquer um desses, aproveite para conferir quem são os desenvolvedores, de onde eles são, quais outros serviços oferecem e quais são os canais de comunicação disponíveis. Buscar esses dados é essencial, pois a falta total de informações sobre o desenvolvedor pode ser um sinal de alerta.

 Reprodução/Diego Cataldo Busque um site oficial com informações mais detalhadas sobre o desenvolvedor — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Por fim, se você ainda tiver dúvidas sobre a extensão, vale a pena fazer uma pesquisa mais aprofundada na web. Ainda que muitas informações já estejam disponíveis em outros canais, explorar os fóruns de discussão pode trazer detalhes adicionais. A experiência e os relatos de outros usuários podem ser úteis para avaliar a confiabilidade da extensão, seja de forma positiva ou negativa.

Antes de instalar qualquer software no Chrome é fundamental ter total segurança sobre seu procedimento. Extensões mal avaliadas, sem uma política de privacidade clara ou de origem duvidosa podem se tornar uma grande dor de cabeça. Os riscos sempre existem, mas as dicas mencionadas neste texto ajudarão a reduzi-los.

Veja também: Teclado diferentão impressiona na CES 2025 com design inovador

Teclado diferentão impressiona na CES 2025 com design inovador

Teclado diferentão impressiona na CES 2025 com design inovador

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro