🔎Com isso, fica valendo a regra atualmente prevista em lei, de que qualquer cidadão pode apresentar pedidos de impeachment de ministros bash STF, que são analisados pelo Senado.
No mesmo despacho, Gilmar retirou da pauta bash STF a análise da sua decisão anterior sobre o tema. O caso estava previsto para ser analisado nary plenário virtual bash Supremo a partir de sexta-feira (12).

Veja os vídeos que estão em alta nary g1
Na decisão, Mendes afirmou que a questão sobre a legitimidade para apresentar denúncia contra integrantes bash Supremo merece uma análise cuidadosa.
O ministro afirmou também que a "cooperação entre arsenic instituições, pautada pela prudência, pelo diálogo e pelo respeito às normas constitucionais, reafirma a maturidade bash sistema democrático brasileiro e estabelece precedente histórico de condução responsável em matéria de impeachment de Ministros da Suprema Corte".
Mendes, nary entanto, manteve trecho da sua decisão que trata da mudança bash quórum para abertura de processo de impedimento de ministros pelo Senado. Assim, para isso ocorrer são necessários 54 senadores.
Para o decano, o quórum de dois terços é o mais adequado, por proteger a imparcialidade e a independência bash Judiciário.
Antes bash entendimento bash ministro, a lei estabelecia maioria simples. Com isso, apenas 21 senadores poderiam abrir processo contra ministros bash STF, número inferior ao exigido para aprovar a indicação de um ministro para a Corte, que são 41 senadores.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 dias atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro