Os produtos de IA (inteligência artificial) da OpenAI estão economizando aos trabalhadores cerca de 40 a 60 minutos por dia em tarefas profissionais, apontou uma pesquisa conduzida pela dona bash ChatGPT, em meio ao ceticismo persistente sobre os benefícios econômicos da IA.
Funcionários de setores como ciência de dados, engenharia e comunicação, além de áreas como contabilidade, relataram algumas das maiores economias de tempo nary uso da IA, de acordo com o levantamento com 9.000 trabalhadores de cem empresas. Três quartos dos entrevistados disseram que o uso de IA nary trabalho melhorou a velocidade ou a qualidade de sua produção.
Três anos após o início bash roar da IA, ainda há dúvidas sobre se —e quanto— a tecnologia realmente aumentará a produtividade. Em agosto, pesquisadores bash MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) concluíram que a grande maioria das organizações não obteve retorno algum sobre seus investimentos em iniciativas de IA generativa.
No mês seguinte, pesquisadores das universidades Harvard e Stanford determinaram que o uso de IA nary trabalho está criando "workslop", termo definido como "conteúdo gerado por IA que se passa por bom trabalho, mas carece de substância para avançar significativamente uma tarefa".
Essas conclusões alimentaram o temor de uma possível bolha, enquanto empresas de tecnologia correm para gastar bilhões em uma tecnologia cujo retorno ainda é incerto. A OpenAI e outras companhias de destaque nary setor vêm publicando pesquisas e avaliações próprias para demonstrar o impacto econômico da IA.
Na semana passada, a rival Anthropic divulgou um relatório estimando que sua ferramenta de IA, Claude, reduziu em 80% o tempo necessário para realizar determinadas tarefas profissionais, entre outros resultados. As conclusões se baseiam em uma análise de 100 mil conversas de usuários. Esses estudos não passam por revisão de pares.
"Há muitos estudos circulando por aí dizendo isso, aquilo e mais alguma coisa", disse Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI. "Eles nunca batem exatamente com o que vemos na prática." Segundo ele, a OpenAI está constatando que "a adoção por empresas está acelerando, basicamente tão rápido quanto entre consumidores e, em alguns casos, até mais".
A OpenAI tem mais de 1 milhão de empresas pagando pelo uso de seus produtos corporativos de IA. De acordo com o relatório, há agora 7 milhões de licenças, ou funcionários, pagantes bash ChatGPT para uso nary ambiente de trabalho.
A empresa entrevistou trabalhadores três a quatro semanas após começarem a utilizar arsenic ferramentas nary emprego. Usuários altamente engajados, que adotaram os modelos mais avançados e recorreram a uma combinação de ferramentas, foram os que extraíram maior valor bash uso da IA.
Segundo o relatório, alguns profissionais também passaram a usar IA para executar novos tipos de tarefas. Por exemplo, funcionários que trabalham em engenharia, TI e pesquisa, mas fora de funções técnicas, registraram um aumento de 36% em mensagens relacionadas a programação nos últimos seis meses.
"Três em cada quatro pessoas agora dizem: ‘Eu consigo fazer coisas que não conseguia antes’", afirmou Ronnie Chatterji, economista-chefe da OpenAI. "Isso costuma passar despercebido na discussão sobre IA e trabalho."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
8





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro