10 meses atrás 45

Lembra que PCs ficavam amarelados antigamente? Motivo vai te surpreender

Foto: Reprodução/Classic Computers

Lembra que PCs ficavam amarelados antigamente? O motivo vai te surpreender

Foto: Reprodução/Unsplash/Jonny Caspari

Você já percebeu como os PCs antigos ficavam amarelados com o tempo? A explicação para isso é bem mais interessante (e surpreendente) do que você imagina! A seguir, desvendamos esse 'mistério'. Confira.

Foto: Reprodução/Unsplash/Szymonek Pograniczny

Por que PCs antigos ficavam amarelados?

Os PCs ficavam amarelados devido aos compostos à base de bromo, chamados BFRs, usados para retardar o fogo nos plásticos. Quando expostos à luz e radiação ultravioleta, esses compostos se quebravam, liberando bromo, que oxidava e amarelava.

Foto: Divulgação/Pexels (Viktorya Sergeeva)

A exposição ao sol acelerava esse processo, o que explicava o amarelamento mais rápido. Hoje, a fórmula dos plásticos foi aprimorada, reduzindo a descoloração.

Foto: Reprodução/Microsoft

Como limpá-los corretamente?

É possível restaurar a cor dos plásticos amarelados usando água-oxigenada e luz solar. A técnica, conhecida como "Retrobright", remove o bromo oxidado da superfície.

Foto: Reprodução/Pexels (Daniel Dan)

Para isso, é necessário desmontar o equipamento, limpar bem o plástico e aplicar o peróxido com um pincel, protegendo adesivos com fita.

Foto: Divulgação/Freepik

Após aplicar, deixe o plástico sob o sol por algumas horas e repita o processo, se necessário. Porém, é importante saber que o amarelamento pode voltar com o tempo, pois o bromo tende a oxidar novamente.

Foto: Divulgação/Freepik (Mikael Blomkvist)

Eletrônicos atuais podem ficar amarelados?

Os plásticos modernos são menos propensos ao amarelamento devido a avanços na engenharia de materiais, com aditivos mais estáveis que evitam a degradação dos antigos BFR.

Foto: Divulgação/PlayStation

Apesar do plástico ABS ainda ser usado, dispositivos como o PS5 não sofrerão amarelamento intenso em pouco tempo. Embora o desgaste seja inevitável, ele ocorre de forma mais lenta e menos visível com os plásticos atuais.

Foto: Reprodução/Pexels (Vika Glitter)

Confira também: Sete aparelhos populares nos anos 90 que foram extintos (ou quase)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro