11 meses atrás 29

O que é sitcom? Veja significado, origem e exemplos de séries

As sitcoms se tornaram um gênero querido entre o público, com produções de sucesso que ganharam popularidade, principalmente nos anos 90. O termo vem do inglês “situation comedy” e o estilo se caracteriza por utilizar acontecimentos cotidianos como base para piadas e enredos. Séries como Friends (1994), The Office (2005), Todo Mundo Odeia o Chris (2005) e o sucesso nacional Tapas e Beijos (2011) são alguns exemplos populares. Por sorte, esses títulos estão disponíveis em plataformas de streaming como Netflix, Max (antiga HBO Max) e Amazon Prime Video.

Apesar de as sitcoms terem se tornado comuns, ainda existem pessoas que não sabem o significado e as características por trás desse gênero. Se você é uma delas, o TechTudo preparou uma lista com informações essenciais sobre o que é o estilo, exemplos e claro, onde assistir a títulos do tipo.

 Divulgação/Warner Bros. Pictures Com dez temporadas, "Friends" se tornou um clássico e uma das série mais assistidas da atualidade — Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Nesta lista sobre sitcoms preparado pelo TechTudo, você irá conferir:

  1. O que é sitcom?
  2. Origem do gênero sitcom
  3. Sitcoms de sucesso
  4. Onde assistir às sitcoms?

A sitcom é um tipo de série televisiva que se caracteriza por mostrar um grupo de personagens envolvidos em situações engraçadas e, muitas vezes, exageradas. Esse tipo de programa se diferencia principalmente pela duração curta de episódios — cerca de meia hora cada —, cenários fixos e, em alguns casos, gravações com a presença de uma plateia.

Outro ponto importante é a construção de personagens 'mais comuns' e um enredo que se desenvolve em cenários cotidianos, como a casa, o trabalho ou um café. Já as histórias, geralmente, giram em torno das interações entre amigos, familiares e relacionamentos amorosos, além de abordar temas como a rotina de trabalho. Em geral, cada episódio apresenta uma história independente, mas com os personagens e um arco geral evoluindo durante as temporadas.

 Reprodução/IMDb Personagens de Seinfeld moram em Manhattan — Foto: Reprodução/IMDb

2. Origem do gênero sitcom

O gênero sitcom teve origem em 1926 na rádio WGN, de Chicago, com o programa Sam 'n' Henry. Criada pelos artistas Charles Correll (O Preço da Sedução) e Freeman Gosden (Outubro Voltou à Outubro), a produção girava em torno das desventuras cômicas de dois personagens negros. Mesmo na época, o programa foi considerado controverso pelo público negro, já que os protagonistas eram interpretados por atores brancos.

A primeira produção televisionada aconteceu na década de 1940, no Reino Unido, com Pinwright’s Progress, transmitida pela BBC One e estrelada pelo ator britânico James Hayter (A Day to Remember). A trama, que teve apenas uma temporada, acompanhava as trapalhadas de J. Pinwright, um gerente que tentava administrar uma loja de departamentos. A série também moldou o formato que vemos atualmente, com características como cenário central, diálogo cômico e trilhas de risada.

Ao longo dos anos, esse formato se modificou e evoluiu. Antes, os seriados eram gravados ao vivo e na frente de uma plateia, além de se limitarem ao gênero de comédia. Já as sitcoms modernas dispensam esse modelo para apostar em produções mais trabalhadas visualmente e explorar temas mais dramáticos. No entanto, apesar dessas modificações, a essência humorística permaneceu em grandes partes das tramas.

 Divulgação/BBC Pinwright’s Progress foi a primeira sitcom televisionada — Foto: Divulgação/BBC

Para começar, o melhor exemplo para ilustrar uma sitcom de sucesso é Friends (1994). A produção acompanha os amigos Mônica, Ross, Rachel, Phoebe, Chandler e Joey enfrentando os desafios da vida adulta em Nova York. O enredo, que tem como pano de fundo a cafeteria Central Perk e o apartamento de Mônica, explora assuntos como carreira, família, responsabilidade, dinheiro e amor de forma cômica.

O elenco conta com nomes como Courteney Cox (Pânico), David Schwimmer (Enrolados), Jennifer Aniston (Esposa de Mentirinha), Lisa Kudrow (Louco Por Você), Matthew Perry (17 Outra Vez) e Matt LeBlanc (O Chefe da Casa). Já sobre a repercussão, a obra tem nota 8,9 no IMDb e 78% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/Warner Bros. Com dez temporadas, "Friends" mostra a graça por trás das dificuldades da vida adulta na década de 90 — Foto: Reprodução/Warner Bros.

Outra obra que conquistou o público brasileiro é Todo Mundo Odeia o Chris (2005). Baseada na vida do diretor Chris Rock (Gente Grande), a produção acompanha a vida de um adolescente crescendo no Brooklyn dos anos 1980. No enredo, o jovem enfrenta problemas como ser o único aluno negro do colégio, o bullying e a dificuldade nos relacionamentos amorosos. O elenco é protagonizado por Tyler James Williams (The Walking Dead), Vicent Martella (Phineas e Ferb), Tichina Arnold (Martin) e Terry Crews (As Branquelas). A repercussão é de 96% de aprovação no RT e 7.6 no IMDb.

 Reprodução/IMDb Todo Mundo Odeia o Chris é uma das séries de comédia mais populares do Brasil — Foto: Reprodução/IMDb

The Office (2005) também ganhou uma grande popularidade. O enredo foca no cotidiano dos funcionários de um escritório na Pensilvânia chefiados por um profissional com um humor totalmente duvidoso e métodos nada convencionais. O elenco conta com nomes como Michael Scott (Beautiful Boy), Jenna Fischer (Passe Livre) e John Krasinski (Um Lugar Silencioso). Nos agregadores de crítica, a série recebeu uma alta aprovação tanto do público quanto dos críticos especializados, com uma média de 8 no IMDb e 85% no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/IMDb The Office esta disponível gratuitamente no Mercado Play — Foto: Divulgação/IMDb

No Brasil, também temos exemplos de sitcoms famosas, como Tapas e Beijos, que foi exibida entre 2011 e 2015 e gravada nas ruas boêmias de Copacabana, no Rio de Janeiro. Estrelada pela vencedora do Globo de Ouro como Melhor Atriz, Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui), e Andréa Beltrão (A Grande Família), a série acompanha Fátima e Sueli, duas amigas tentando encontrar suas caras-metades enquanto trabalham em uma loja de aluguel de vestidos. A produção foi avaliada com 7,8 no IMDb.

 Reprodução/JustWatch Fernanda Torres e Andréa Beltrão como Fátima e Sueli em Tapas e Beijos — Foto: Reprodução/JustWatch

4. Onde assistir às sitcoms?

Para quem procura se divertir com as sitcoms, pode conferir Friends na Max (antiga HBO Max), plataforma que também possui outras produções como The Office (2005), The Big Bang Theory (2007) e Mom (2012). Já na Netflix e no Disney+, você pode conferir Modern Family (2009), Seinfeld (1989), How I Met Your Mother (2005), New Girl (2011), The Good Place (2016) e BoJack Horseman (2014). No Globoplay, é possível encontrar títulos nacionais como Tapas e Beijos (2011), A Grande Família (2001), A Diarista (2004) e Toma Lá, Dá Cá (2007). No Amazon Prime Video destacam-se nomes como Fleabag (2016) e Todo Mundo Odeia o Chris (2005).

🎥Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

 relembre os 5 MELHORES títulos da época

Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro