O fim dos filtros do Instagram criados por terceiros estava marcado para esta terça-feira (14), mas usuários relatam que ainda continuam com acesso aos efeitos. De acordo com um comunicado emitido pela Meta em agosto de 2024, a plataforma Meta Spark Hub, que permite a criação dos filtros, seria descontinuada na data — e, com ela, todos os efeitos de realidade aumentada (RA) criados por usuários ficariam indisponíveis. Dois dias após o prazo, no entanto, nesta quinta-feira (16), é possível encontrar vários relatos nas redes sociais indicando que o encerramento do recurso não foi imediato como a empresa havia anunciado.
Em testes do TechTudo, alguns filtros de terceiros anteriormente salvos no Instagram sumiram, mas muitos continuam disponíveis para serem usados nos Stories. No X (antigo Twitter), usuários se questionam se os efeitos realmente serão removidos, já outros afirmam que seus filtros favoritos já não estão mais salvos na aba de fotos temporárias. A reportagem procurou a Meta para obter mais detalhes sobre o encerramento do recurso, e para saber se há um novo prazo para que os filtros de terceiros sumam completamente do Instagram. Esta matéria será atualizada em breve. Abaixo, confira as principais reações ao fim (ou não) dos filtros e entenda o que está por trás da decisão da big tech.
Estagiário pergunta: saiba o que o povo acha sobre o fim dos filtros do Instagram
Quando os filtros do Instagram vão acabar? Web questiona; veja reações
No X, há diferentes reações ao fim dos filtros do Instagram. Enquanto vários usuários afirmam que seguem com acesso aos efeitos criados por terceiros normalmente, outros relatam que não conseguem mais ver alguns de seus filtros salvos nos Stories. Em outros casos, resta a dúvida: quando os filtros do Instagram vão sumir?
Por que os filtros do Instagram criados por terceiros vão acabar?
Em agosto de 2024, a Meta informou que decidiu encerrar o Meta Spark Hub, ferramenta na qual criadores desenvolvem filtros para o Instagram, para investir em outros projetos: "faz parte dos nossos esforços maiores para priorizar os produtos que acreditamos que melhor servirão as necessidades futuras dos nossos consumidores e clientes empresariais". Assim, a Meta informou que, a partir desta terça (14), os filtros do Instagram iriam sumir e, com eles, o Meta Spark Hub.
Os efeitos foram criados em 2017, como parte dos investimentos da Meta no ecossistema Metaverso — e também como uma forma de competir com o Snapchat, app que se popularizou pelos efeitos de RA. A intenção era aumentar o engajamento da comunidade com ferramentas e o próprio conceito de Metaverso, ao permitir que todos os usuários pudessem criar e publicar seus próprios filtros de forma simples, gratuita e nativa para o ecossistema da Meta, entre Instagram, Facebook e Messenger. Desde então, os filtros se tornaram um sucesso e passaram a ser utilizados inclusive por grandes marcas para criar ações publicitárias de engajamento e interação com clientes em potencial.
Meta irá encerrar programa de criação de filtros pela plataforma Meta Spark — Foto: Reprodução/Meta Vale lembrar que a Meta reforçou que não pretende remover os filtros de RA na totalidade. Seguirão disponíveis os efeitos próprios da empresa, que confirmou que pretende desenvolver novos filtros para o Instagram e outras redes sociais.
Criadores de conteúdo e empresas que tenham desenvolvido seus próprios efeitos nesse período ainda podem salvar seus filtros. Enquanto os filtros estiverem disponíveis no Instagram, é possível realizar o procedimento pelo Meta Spark Hub ou pela Central de Contas. Após o encerramento definitivo, os criadores deverão baixar os arquivos pela segunda opção. Abaixo, saiba como fazer o download em cada caso.
Como salvar meus filtros do Instagram?
- Passo 1. Acesse o site oficial da plataforma (spark.meta.com/sparkhub) e realize o login com suas credenciais;
- Passo 2. Clique em “Efeitos”;
- Passo 3. Escolha o efeito que deseja baixar;
- Passo 4. Vá até “Arquivos” e clique para iniciar o download.
- Passo 1. Vá até a Central de Contas e clique em “Suas informações e permissões”;
- Passo 2. Em seguida, clique em “Baixar suas informações”;
- Passo 3. Selecione “Baixar ou transferir suas informações” ou “Solicitar um download”;
- Passo 4. Defina a conta do Instagram ou Facebook que criou o efeito;
- Passo 5. Acesse “Tipos específicos de informação”;
- Passo 6. Selecione “Meta Spark” e defina o formato do download.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
21

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/R/b/aA3sHSQ2uI1vDZZ7XtLg/gettyimages-1420037581.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/3/8/FpDjw3Qb2whIUsk3oEsA/design-sem-nome-3-.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro