10 meses atrás 15

RedNote: tudo sobre o app chinês que pode substituir TikTok nos EUA

O RedNote, aplicativo rival do TikTok, vem ganhando muitos usuários americanos após o banimento da rede social da ByteDance nos Estados Unidos. Mesmo que, por ora, esteja disponível apenas em chinês, isso não a tem impedido de chamar atenção nas redes por oferecer uma série de recursos interessantes, como postagens de vídeos curtos, fotos e abertura de chamadas. Além do TikTok em si, o funcionado do app vem sendo bastante comparado com o do popular Pinterest.

Com a migração de diversos milhões de TikTokers americanos para a ferramenta, usuários de outras partes do mundo também têm mostrado interesse em usá-la. Entretanto, o app tem gerado dúvidas entre usuários e autoridades sobre seu funcionamento, segurança no uso, quem são os proprietários envolvidos, ou até mesmo o significado curioso do nome. A seguir, confira um guia completo sobre o que é, como traduzir e usar o RedNote.

 Reprodução/Watson RedNote vem ganhando popularidade após o banimento do TikTok — Foto: Reprodução/Watson

O que é e como funciona o RedNote?

O RedNote é uma rede social chinesa popular, assim como o TikTok. A plataforma tem uma proposta similar ao de outras mídias sociais muito conhecidas mundialmente, como o Instagram. No entanto, o RedNote possui um formato parecido com o Pinterest, com foco em imagens entre outras publicações de diferentes segmentos, a exemplo de moda, maquiagem, decoração de imóveis e viagens. Outros diferenciais da ferramenta são os recursos de postagens de vídeos curtos, como o TikTok, o que o torna especialmente atrativo para usuários, bate-papos, chamadas e loja online nativa.

 Reprodução/Forbes RedNote é uma popular rede social chinesa — Foto: Reprodução/Forbes

Por mais que "RedNote" seja como o app é apresentado no ocidente, em chinês, o nome significa “Xiaohongshu”, que traduzido para o português pode ser entendido como “Pequeno Livro Vermelho”. A expressão está associada a um livro de citações de Mao Zedong, uma importante liderança histórica na China.

O RedNote foi lançado em 2013 com o nome de “Guia de Compras de Hong Kong”. A proposta da rede social era servir de guia para turistas chineses interessados em opções de produtos e serviços locais. Mas a plataforma se tornou popular rapidamente e anos depois teve seu nome alterado para o atual.

 Reprodução/NPR RedNote foi lançado em 2013, mas vem ganhando notoriedade — Foto: Reprodução/NPR

Quem é o dono do RedNote?

O RedNote foi fundado por Miranda Qu e Charlwin Mao – sendo este último, o CEO do app, de acordo com informações divulgadas pela agência Reuters. Os dois acionistas são bilionários. Estima-se que Charlwin Mao possua atualmente uma fortuna avaliada em 18 bilhões de yuans, ou US$ 2,5 bilhões, enquanto Miranda Qu possui 12 bilhões de yuans, aproximadamente US$ 1,6 bilhão.

Por que os TikTokers americanos estão migrando para o RedNote?

Muitos usuários, reconhecidos recentemente como “refugiados do TikTok”, estão baixando o app RedNote após as sinalizações da justiça dos Estados Unidos do banimento da rede social no país, que entrou em vigor neste domingo (19). O motivo para isso foi que a empresa ByteDance, proprietária do TikTok, passou a ser obrigada a aceitar a decisão da Suprema Corte, que previa abrir capital dentro do país. A decisão tinha como prazo final estipulado este domingo, e o não ocorreu. As motivações para isso começaram porque o governo tem mostrado preocupação com a influência chinesa no acesso e uso de dados de usuários americanos.

 Mariana Saguias/TechTudo "Rrefugiados do TikTok”, estão baixando o app RedNote — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

O RedNote atualmente passa por fiscalizações recorrentes do governo chinês, assim como outras plataformas advindas do país. Há riscos reais de banimento da plataforma caso usuários toquem em assuntos sensíveis para o governo do país, como temáticas políticas. Inclusive, já há relatos de usuários americanos expulsos da plataforma por fazerem publicações relacionadas à sexualidade, por exemplo.

 Mariana Saguias/TechTudo edNote atualmente passa por fiscalizações recorrentes do governo chinês — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Como mudar o idioma no RedNote?

Embora esteja disponível em chinês, é possível traduzir o idioma do RedNote para o português, tanto o texto de postagens como comentários. Para isso, abra o app após instalado e toque no ícone de perfil no canto inferior direito da tela. Na próxima página, clique no ícone de engrenagem, localizado na parte superior esquerda da tela, e em seguida procure pela opção de idioma. Por fim, altere o idioma da rede social selecionando o português ou outra língua de interesse. Para traduzir o conteúdo de postagens e comentários, usuários podem usar as ferramentas Google Lens e o Tap to Translate – este último, disponível apenas no Android.

Veja também: Como viralizar no TikTok? 4 dicas para ficar famoso no app

Como viralizar no TikTok? 4 dicas para ficar famoso no app

Como viralizar no TikTok? 4 dicas para ficar famoso no app

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro