2 horas atrás 1

Seedance: nova IA do TikTok cria vídeos sozinha; veja que muda para usuários

A ByteDance, empresa dona do TikTok, anunciou o Seedance 2.0, nova versão da sua inteligência artificial (IA), capaz de gerar vídeos completos em alta qualidade a partir de comandos simples, como textos, imagens ou áudios. A tecnologia promete automatizar grande parte do processo de produção audiovisual, criando cenas, trilhas sonoras e movimentos de câmera sem necessidade de gravação e automatizando a edição.

A novidade tem chamado atenção por seus vídeos ainda mais realistas e com maior controle criativo. Voltada principalmente para criadores de conteúdo, publicitários e profissionais do audiovisual, a IA promete economizar tempo e custos de produção. Por outro lado, reascende discussões sobre deepfakes, manipulação de conteúdo e confiança na internet. Saiba mais, a seguir.

 Reprodução/VCG Seedance 2.0: nova versão de IA do TikTok cria vídeos realistas profissionais — Foto: Reprodução/VCG

O Seedance é uma inteligência artificial desenvolvida pela ByteDance, empresa chinesa por trás do TikTok, com foco na geração automática de vídeos. Na prática, o usuário descreve uma cena ou ideia e a ferramenta transforma esse comando em um vídeo com ambientação, personagens e trilha sonora organizados automaticamente. Com isso, a tecnologia reduz o tempo e o custo das produções, como roteirização, gravação, iluminação e edição, por exemplo. A proposta aproxima a criação de vídeos do modelo já visto em IAs de texto e imagem, mas aplicada ao audiovisual. A ferramenta gera imagens em movimento e simula uma produção profissional. A promessa é economizar tempo e simplificar processos técnicos.

Lançado recentemente, o Seedance 2.0 já ganhou destaque nas redes sociais e na imprensa internacional. A nova versão vem se destacando pelo nível de realismo dos vídeos gerados, com expressões faciais mais naturais, movimentos mais fluidos e melhor sincronização entre áudio e imagem. Além disso, a IA promete maior controle criativo, permitindo ajustes mais detalhados de estilo visual, enquadramento e duração das cenas. A ferramenta é direcionada principalmente ao uso profissional, como produções publicitárias e conteúdos cinematográficos. Em redes sociais chinesas, vídeos atribuídos à tecnologia já acumulam milhões de visualizações, reforçando o potencial de impacto da ferramenta. Um dos conteúdos que viralizou mostra uma cena de luta cinematográfica bastante realista, "interpretada" por Brad Pitt e Tom Cruise.

Como a IA pode facilitar a criação de vídeos?

A tecnologia chinesa permite gerar vídeos para redes como TikTok, Instagram e YouTube sem precisar gravar cenas ou dominar softwares complexos de edição. Basta descrever a ideia e deixar que a IA organize imagens, trilha e ritmo narrativo. A IA deve impactar pequenos empreendedores, criadores de conteúdo e profissionais de comunicação, já que se destaca como uma alternativa mais acessível para criação audiovisual, reduzindo custos com equipamentos e equipes especializadas. Professores e produtores de cursos online também terão a possibilidade de transformar textos em vídeos explicativos de forma automatizada. Além disso, a IA pode estruturar roteiros completos com poucos comandos, organizando começo, meio e fim da narrativa, o que agiliza o planejamento criativo em diversas áreas.

Possíveis vantagens para usuários

Entre as principais vantagens da IA está a redução do tempo e custo necessários para produzir conteúdo. Vídeos que antes exigiam horas de gravação e edição podem ser criados em minutos. A tecnologia também diminui a dependência de equipamentos profissionais, como câmeras, iluminação e microfones de alta qualidade. Para quem está começando nas redes sociais, a ferramenta pode facilitar a entrada no universo da criação de vídeos, especialmente para usuários que não se sentem confortáveis em aparecer diante das câmeras. Outro ponto positivo é a possibilidade de personalizar rapidamente estilos e formatos, ajustando detalhes por meio de comandos simples de texto.

Por outro lado, o avanço de ferramentas como o Seedance amplia preocupações relacionadas à desinformação. Quanto mais realistas os vídeos gerados por IA, maior o risco de deepfakes e manipulações difíceis de identificar. Conteúdos falsos podem circular com aparência profissional e convincente. Também cresce a dificuldade para distinguir vídeos reais de produções sintéticas, o que pode afetar a confiança do público em conteúdos online e até gerar impactos no período eleitoral. Há ainda o risco de uso indevido da imagem ou da voz de pessoas reais, sem autorização. Diante desse cenário, especialistas apontam para a necessidade de maior educação digital e desenvolvimento de mecanismos que ajudem a identificar conteúdos criados por inteligência artificial.

Veja também: O INSTAGRAM VAI FICAR PAGO? Calma! Não é bem assim...

O INSTAGRAM VAI FICAR PAGO? Calma! Não é bem assim...

O INSTAGRAM VAI FICAR PAGO? Calma! Não é bem assim...

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro