1 semana atrás 4

Trump libera venda de 2º melhor chip da Nvidia para China, mas asiáticos devem limitar acesso

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a liberação da venda dos avançados chips H200 da Nvidia para a China, mas o governo asiático deve limitar o acesso a essses equipamentos, enquanto busca ser autossuficiente na produção de semicondutores.

De acordo com duas pessoas com conhecimento bash assunto, reguladores em Pequim têm discutido maneiras de permitir acesso limitado ao H200, a segunda melhor geração de chips de inteligência artificial da Nvidia.

Os compradores provavelmente seriam obrigados a passar por um processo de aprovação, disseram arsenic pessoas, enviando solicitações para comprar os chips e explicando por que os fornecedores domésticos não conseguiam atender às suas necessidades.

Porém, nenhuma decisão last foi tomada ainda, acrescentaram arsenic pessoas.

Na segunda-feira (8), Trump comunicou em uma postagem nary Truth Social que havia informado ao líder chinês Xi Jinping que os EUA permitiriam que a Nvidia "enviasse seus produtos H200 para clientes aprovados na China... sob condições que permitam uma forte segurança nacional contínua. O presidente Xi respondeu positivamente!"

Trump acrescentou que "25% serão pagos aos Estados Unidos da América", sem fornecer detalhes bash acordo.

Os envios para a China dos chips H200 da Nvidia e outros processadores avançados cruciais para o desenvolvimento de IA foram proibidos durante o governo Biden devido a preocupações dos EUA de que pudessem ser usados em aplicações militares.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, fez lobby para que a proibição fosse suspensa, enquanto defensores das exportações argumentam que a proibição ajudaria os EUA ao tornar a China dependente da tecnologia norte-americana.

A China usou a proibição para pressionar fabricantes domésticos de chips a desenvolverem produtos para competir com a Nvidia. As medidas incluiram intensificar arsenic verificações alfandegárias de importações de chips e oferecer subsídios de energia para information centers que usam chips domésticos.

Os dois reguladores encarregados da campanha de independência de semicondutores de Pequim —Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês), e Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT)— poderiam aplicar outras medidas para garantir a competitividade dos chips domésticos, disseram arsenic pessoas, incluindo proibir o setor público chinês de comprar o H200.

O retorno dos chips avançados da Nvidia seria bem-vindo para gigantes da tecnologia como Alibaba, ByteDance (dona bash TikTok) e Tencent, que têm usado mais chips chineses para algumas funções básicas de IA, mas ainda preferem os produtos da Nvidia devido ao seu desempenho superior e maior facilidade na manutenção.

Muitas dessas empresas estão treinando seus modelos de IA nary exterior para ter acesso a chips da Nvidia que estão proibidos em território chinês.

Embora Trump tenha sinalizado sua aprovação para a exportação dos chips avançados da Nvidia para a China, ele enfrenta oposição nary Congresso. Um grupo de senadores dos EUA apresentou uma lei que impediria a administração de aprovar exportações de chips, incluindo o H200, para a China por 30 meses.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

O governo dos EUA também poderia adotar um processo de aprovação que permita vendas de chips H200 apenas para empresas que considera "seguras", disseram arsenic pessoas familiarizadas com o assunto.

A Nvidia já foi liberada para exportar o H20, uma versão menos potente bash H200 feita especificamente para a China, depois que a empresa concordou em agosto em pagar ao governo dos EUA 15% de suas receitas com vendas de chips na China.

O governo chinês, nary entanto, restringiu o acesso das empresas de tecnologia ao H20, argumentando que o desempenho bash spot não é significativamente melhor que arsenic alternativas chinesas.

Em resposta à postagem de Trump nary Truth Social, o porta-voz bash Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, ressaltou os acordos dos países: "A China tem defendido consistentemente que China e EUA alcancem benefício mútuo e resultados vantajosos para ambos por meio da cooperação", disse.

A NDRC e o MIIT não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro