1 dia atrás 5

Um terço dos norte-americanos apoia ataque à Venezuela, e maioria teme envolvimento maior dos EUA, diz pesquisa

O levantamento, feito ao longo de dois dias, mostra forte divisão partidária. Entre os republicanos, partido de Donald Trump, 65% apoiam a operação militar. Já entre os democratas, de oposição ao governo, o apoio cai para 11%. Entre os eleitores independentes, o índice é de 23%.

Forças dos EUA entraram em Caracas antes do amanhecer de sábado (3). A ação resultou na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que foi entregue depois a autoridades federais dos EUA para responder a acusações relacionadas a suposto tráfico de drogas.

A incursão e a declaração de Trump de que os Estados Unidos passariam a “governar” a Venezuela representam uma mudança de posição do presidente, que costumava criticar o envolvimento externo de governos anteriores.

A pesquisa aponta apoio entre republicanos a uma política externa mais intervencionista. Ao todo, 43% concordam com a afirmação de que os EUA devem exercer domínio sobre os assuntos do Hemisfério Ocidental. Outros 19% discordam, e o restante não soube responder.

No sábado, Trump afirmou que os EUA poderiam enviar tropas terrestres à Venezuela. No domingo (4), disse que o país precisa de “acesso total” aos campos de petróleo venezuelanos e prometeu reformar o setor.

Segundo a pesquisa, apenas 30% dos norte-americanos apoiam o envio de tropas à Venezuela. Entre republicanos, 59% defendem que os EUA assumam o controle dos campos de petróleo do país.

Ainda não está claro como Trump pretende cumprir a promessa de administrar a Venezuela. No domingo, o presidente indicou que o controle poderia ocorrer por meio de pressão sobre líderes venezuelanos, sem ocupação direta.

“Se eles não se comportarem, faremos um segundo ataque”, disse Trump.

Os republicanos estão mais divididos em suas preocupações sobre como o envolvimento dos EUA poderia evoluir. Cerca de 54% dos republicanos disseram que temem que os EUA se envolvam demais na Venezuela.

A mesma porcentagem expressou preocupação com os custos financeiros. Além disso, 64% dos republicanos temem que o envolvimento dos EUA colocasse em risco a vida de militares na Venezuela.

A pesquisa ouviu 1.248 adultos em todo o país. O levantamento mostrou ainda que o índice de aprovação de Trump é de 42%, o melhor desde outubro. Em dezembro, era de 39%. A margem de erro é de cerca de três pontos percentuais.

Trump e Maduro — Foto: AP Photo/Evan Vucci; Reuters/Leonardo Fernandez

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro