10 meses atrás 28

Vilões do desempenho: 6 coisas que detonam a performance do seu celular

Alguns "vilões" podem estar sabotando a performance do seu celular sem que você perceba. Armazenamento cheio, aplicativos em execução em segundo plano e até o excesso de calor estão entre os fatores que comprometem a velocidade do aparelho, causando lentidão e travamentos. No entanto, algumas mudanças simples de hábito podem ajudar a evitar esses problemas e garantir um funcionamento mais fluido e eficiente no dia a dia.

Excluir arquivos e aplicativos desnecessários, limpar o cache regularmente e manter o sistema atualizado são algumas formas de driblar os vilões do desempenho. Além disso, desligar o smartphone periodicamente e impedir o superaquecimento são medidas essenciais para preservar a performance do celular. A seguir, confira seis hábitos que detonam o desempenho do seu smartphone.

 Screen Post/Unsplash Para manter o celular com bom desempenho, é preciso ficar atento a certos cuidados — Foto: Screen Post/Unsplash

O armazenamento cheio é um dos principais vilões do desempenho do celular. Isso porque o sistema precisa de espaço livre para executar processos adequadamente, como a abertura de aplicativos, que demandam memória cache. Sem esse espaço, os apps podem apresentar falhas ou até parar de funcionar. Além disso, a falta de armazenamento compromete o download de novos aplicativos e pode causar lentidão e travamentos.

Para evitar esses problemas, escolha um smartphone com armazenamento adequado às suas necessidades. Em geral, 256 GB ou mais de espaço interno é o ideal para a maioria dos usuários. Lembre-se também de realizar limpezas periódicas, removendo apps pouco usados e mídias desnecessárias. Assim, você mantém o celular rápido e evita contratempos.

 Reprodução/SlashGear Armazenamento cheio prejudica o desempenho do celular — Foto: Reprodução/SlashGear

2. Muitos apps rodando em segundo plano

Manter vários aplicativos em segundo plano pode impactar significativamente o desempenho do celular, pois eles consomem recursos do processador e da memória RAM. Quanto mais apps abertos, maior a demanda do hardware, o que pode causar lentidão ou até travamentos devido à sobrecarga. Além disso, alguns aplicativos continuam sincronizando dados e atualizando informações automaticamente, o que pode drenar a bateria mais rápido e consumir dados móveis sem que você perceba.

Para evitar esse problema, é importante fechar periodicamente os aplicativos em segundo plano. No Android, toque no botão inferior esquerdo e selecione "Fechar tudo" para encerrar todos os apps de uma vez ou arraste para cima os específicos que deseja fechar. No iOS, deslize o dedo para cima a partir da parte inferior da tela para visualizar os apps em segundo plano e arraste cada um para cima para fechá-los.

 Mariana Saguias/TechTudo Manter vários aplicativos abertos em segundo plano prejudica a performance do celular — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

3. Exposição a altas temperaturas

Altas temperaturas também comprometem o desempenho do celular, uma vez que o calor excessivo obriga o processador a diminuir sua velocidade, para evitar superaquecimento. Assim, é comum que o sistema fique mais lento e trave. Além disso, a exposição a ambientes muito quentes pode até mesmo levar a desligamentos repentinos para conter danos irreversíveis aos componentes do celular. Não bastassem esses prejuízos, a bateria também pode ser danificada pelo excesso de calor.

Por tudo isso, o ideal é manter o celular em temperaturas de até 37°C, para que o desempenho e o hardware não sejam comprometidos. Evite ao máximo deixar o smartphone em exposição direta ao sol, no carro fechado, perto do fogão ou de outros lugares com temperaturas elevadas.

 Unsplash/Jewel Mitchell Expor o celular a altas temperaturas prejudica o desempenho — Foto: Unsplash/Jewel Mitchell

4. Não atualizar o sistema

Além de abrir brechas para malwares, manter o sistema desatualizado pode comprometer o desempenho do celular. Isso porque atualizações corrigem bugs, otimizam memória e bateria e garantem compatibilidade com novos aplicativos. Nesse sentido, sistemas antigos podem impedir o funcionamento de certos apps, o que torna o celular menos eficiente. Por isso, verifique se há atualizações disponíveis e instale-as para manter o bom desempenho do seu aparelho.

5. Acúmulo de arquivos de cache

A memória cache armazena dados temporários de aplicativos para agilizar seu funcionamento. No entanto, quando acumulada, ela pode sobrecarregar o smartphone, causando lentidão e travamentos no sistema. Por isso, é muito importante limpar periodicamente o cache dos principais apps instalados.

Para limpar o cache no Android, acesse Configurações > Aplicativos, escolha o app desejado, vá em "Armazenamento" e toque em "Limpar cache". No iPhone, como não há essa opção nativa, o ideal é desinstalar apps pouco usados ou reinstalar aqueles que você utiliza com frequência.

6. Nunca desligar o celular

Apesar de parecer inofensivo, o hábito de nunca desligar o celular pode afetar diretamente seu desempenho. Assim como as atualizações corrigem bugs, desligar ou reiniciar o smartphone ajuda a eliminar processos desnecessários que consomem memória RAM, e ainda pode corrigir erros. Para manter o celular sempre otimizado, recomenda-se reiniciá-lo pelo menos uma vez por semana ou a cada duas semanas.

 Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo Nunca desligar o celular prejudica o desempenho — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

🎥 Veja também como comprar um celular usado com segurança!

Quer comprar um celular usado? Veja 6 coisas que você deve observar antes

Quer comprar um celular usado? Veja 6 coisas que você deve observar antes

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro