9 meses atrás 13

Xiaomi AirDots, Mi ou Buds? Saiba tudo sobre os fones ouvido da marca chinesa

A Xiaomi é uma fabricante chinesa que oferece fones de ouvido voltados para atender diferentes perfis de uso e orçamentos distintos. Dentre as principais linhas de fones da marca, destaca-se a Redmi Buds Pro, que é caracterizada pela qualidade de reprodução de áudio em alta fidelidade e recursos premium. Já a Mi True Earphones, por sua vez, abarca modelos que ocupam a gama média da empresa. Eles muitas vezes oferecem funcionalidades como o cancelamento de ruído mediante a um investimento menor, se comparada a linha Buds.

Entre as principais marcas de fones de ouvido da Xiaomi, há ainda a AirDots. Marcada por produtos que já foram lançados há algum tempo, essa linha se notabiliza por modelos bem acessíveis, ideais para quem quer ter um fone Bluetooth funcional sem ter que gastar muito. A seguir, confira mais sobre as principais linhas de fones de ouvido da Xiaomi para ver qual se encaixa melhor no seu perfil de uso e orçamento.

Qual fone da Xiaomi escolher? Veja linhas protagonistas e se valem a pena — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo Qual fone da Xiaomi escolher? Veja linhas protagonistas e se valem a pena — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Neste guia, você encontra:

  • Principais linhas dos fones da Xiaomi
  • Qualidade de áudio
  • Design e conforto
  • Autonomia de bateria
  • Recursos extras
  • Limitações
  • Principais marcas concorrentes
  • Vale a pena comprar um fone da Xiaomi?

Principais linhas dos fones Xiaomi

As principais linhas de fones da Xiaomi podem ser resumidas em: Buds, Mi e AirDots. A linha Xiaomi Buds é a categoria premium de fones TWS da Xiaomi, oferecendo áudio de alta qualidade, cancelamento de ruído ativo (ANC) avançado. Com modelos como o Redmi Buds 6 Pro, a linha oferece design ergonômico, suporte a codecs de alta resolução e modos inteligentes, como transparência e ajuste adaptativo do ANC. A autonomia varia e pode chegar a 36 horas horas com o estojo.

 Divulgação/Xiaomi Redmi Buds 6 é um dos fones topo de linha da Xiaomi — Foto: Divulgação/Xiaomi

Os modelos da linha Mi muitas vezes ocupam uma gama média entre as opções oferecidos pela fabricante chinesa. Sendo assim, é possível encontrar recursos premium e uma qualidade de áudio sólida sem ser necessário investir um valor relativamente alto. O Mi True Earphones 2 Basic é um dos representantes da linha que se destaca por estar equipado com sensibilidade ao toque e bateria com até 20 horas de duração.

 Yuri Hildebrand/TechTudo Mi True Wireless Earphones 2 Basic é um modelo mediano da Xiaomi — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Alguns modelos da marca AirDots se assemelham muito a versões da linha Mi. Isso acontece porque a AirDots foi inicialmente criada para atender o mercado interno chinês e a Mi foi projetada para ser a sua versão Global. Sob a linha AirDots estão os fones mais em conta comercializados pela Xiaomi, sendo possível encontrar modelos com valores mais próximos a R$ 100, como o Redmi AirDots 2 , por exemplo, que tem bateria com autonomia de até 12 horas, Bluetooth 5.0, controle por toque, drivers de áudio de 7,2 mm.

 Divulgação/Xiaomi Redmi AirDots 2 promete som mais limpo durante chamadas — Foto: Divulgação/Xiaomi

Quando se fala em qualidade de áudio, a linha referência da Xiaomi é a linha Buds Pro. O último dispositivo lançado pela empresa chinesa sob a marca é o Redmi Buds 6 Pro, que conta com um arranjo de drivers composto por um woofer de 11 mm e dois tweeters de 6,7 mm para produzir uma experiência sonora aprimorada. Além do hardware avançado, o dispositivo também tem suportes a codecs de alta qualidade como LDAC. A transmissão estável é garantida pelo Bluetooth na versão 5.3.

Apesar de um pouco mais modesta, a linha Mi pode oferecer aos usuários uma boa experiência de audição. O Mi True Earphones 2 Basic, por exemplo, está equipado com driver dinâmico de 14.2mm que opera em uma frequência de resposta de 20 Hz a 20 kHz. Além de oferecer suporte ao codec AAC, que, embora não ofereça uma qualidade sonora tão alta quanto o LDAC, pode entregar um nível melhor que o padrão universal. Nesse modelo, a transmissão de áudio wireless é disponibilizada pelo Bluetooth na versão 5.0.

Por geralmente abarcar produtos de entrada, a linha AirDot pode oferecer uma audição mais básica em comparação às duas outras principais linhas da Xiaomi. O AirDots 2 foi projetado com drivers de 7,2 mm que também entregam reprodução na faixa de frequência de 20 Hz a 20 KHz. O dispositivo só tem suporte ao codec SBC, que é o mais básico em termos de qualidade sonora. A exemplo do Mi True Earphones 2 Basic, a transmissão de áudio wireless também é realizada também pela tecnologia Bluetooth no padrão 5.0.

A Xiaomi é conhecida por ser uma das fabricantes que oferecem grande variedade de projetos de design em suas linhas. A Buds Pro geralmente apresenta modelos confortáveis com hastes reduzidas e acabamento premium. Esse é justamente o caso do Redmi Buds 6 Pro, que foi projetado com dois revestimentos constantes, um mais fosco para os fones e outro mais brilhante para as hastes nos tons Preto, Branco e Roxo. Pesando 5,2 gramas, o Buds 6 Pro pode proporcionar um ajuste confortável além de estar equipado com proteção a água e poeira no padrão IP54.

 Divulgação/Xiaomi Redmi Buds 6 tem driver de 12,5 mm e simulação de som 360º — Foto: Divulgação/Xiaomi

Apesar dos modelos apresentarem diferentes formatos, a linha Mi tem um visual menos sofisticado de forma geral em comparação a linha Buds Pro. Um dos representantes, o Mi True Earphones 2 Basic apresenta um design com hastes mais longas e grossas semelhantes às encontradas nos AirPods mais antigos. O acabamento também é mais simples, sem revestimento duplo contrastante. Dimensionado em 1 x 1 x 4 cm, o produto também pode oferecer conforto e firmeza otimizada no encaixe graças às hastes mais prolongadas.

 Divulgação/Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2 Basic conta com conectividade Bluetooth e autonomia de cinco horas seguidas de música — Foto: Divulgação/Xiaomi

O visual de uma parte dos modelos sob marca AirDots geralmente não contam com hastes, ou seja, são completamente intra-auriculares. O AirDots 2 carrega o visual clássico da linha com fones em formato de pílula em uma estética minimalista. O dispositivo é acompanhado de pontas de silicone que foram desenvolvidas para vedar o canal auditivo do usuário. Dimensionados em 2,6 x 1,6 x 2,1 cm, os fones pesam aproximadamente 4,1 gramas cada.

 Divulgação/Xiaomi O Xiaomi Redmi AirDots 2 pode ser utilizado como assistente de voz — Foto: Foto: Divulgação/Xiaomi

No quesito autonomia, as linhas da Xiaomi variam bastante em seus modelos com uma vantagem para os dispositivos considerados premium. No caso do Redmi Buds 6 Pro, a fabricante promete até 36 horas sem precisar carregar, combinando a carga do estojo e dos fones em si. Sem case de carregamento, os fones podem entregar até 9,5 horas de reprodução contínua.

O Mi True Earphones 2 Basic, representando da linha Mi, tem entre as suas especificações uma bateria que oferece até 20 horas de autonomia. A carga dos fones pode alcançar uma reprodução contínua de até 5 horas ininterruptas. O AirDots 2, por sua vez, pode entregar até 12 horas de autonomia de bateria, somando a carga do estojo e dos fones.

No que diz respeito a recursos extras, os modelos da linha Buds Pro levam larga vantagem em relação a maioria dos outros dispositivos da Xiaomi. O Redmi Buds 6 Pro, por exemplo, conta com cancelamento de ruído ativo de até 55 db, ajustável em diferentes níveis de intensidade, áudio dimensional, que oferece uma experiência surrond contínua em diferentes tipos de conteúdo, além de uma faixa de luz indicadora de bateria exibida na case de carregamento.

Apesar de ser mais modesta em relação a recursos, a linha Mi também costuma trazer funcionalidades interessantes em seus modelos. O Mi True Earphones 2 Basic é sensível ao toque, adaptado a controles gestuais, conta com dois microfones para reduzir o ruído durante as ligações além de suportar comandos por voz.

Em geral, os modelos AirDots não são sensíveis ao toque, contam com botões físicos para realizar os comandos. De maneira específica, o AirDots 2 conta com bons recursos extras, apesar de ser um dispositivo de entrada. Dentre eles, o modo gamer que diminui a latência dos fones, principalmente durante as sessões de jogos.

Limitações dos fones Xiaomi

Mesmo que voltados para perfis de uso distintos, os fones das linhas Buds, Mi e AirDots têm o custo-benefício relativo como principal característica. Mesmo que o Buds Pro sejam a linha premium da Xiaomi, eles são relativamente baratos em comparação a dispositivos premium de marcas como a Apple, o que é ótimo. Contudo, nesse nível de uso, os fones da Xiaomi podem ser um pouco inferiores tanto no que diz respeito a acabamento e qualidade de som.

Isso é um padrão que pode se repetir proporcionalmente no perfil de uso intermediário e de entrada. Na Linha Mi, por exemplo, nem todos os modelos contam com cancelamento de ruído ativo, que é um recurso até que comum para a gama média. Já os AirDots geralmente não estão equipados com sensibilidade ao toque, sendo acionados por botões físicos, o que acaba tornando o manuseio menos conveniente.

Principais marcas concorrentes

Devido a versatilidade da Xiaomi, diversas marcas podem ser consideradas suas concorrentes em nichos diferentes. Por exemplo, no segmento premium a maior referência é a Apple com os AirPods, que são conhecidos pela qualidade sonora e recursos como detecção de conversa, modo ambiente e cancelamento de ruído de ótima qualidade.

 Divulgação/Apple AirPods Pro 2 é um dos concorrentes no segmento premium — Foto: Divulgação/Apple

Na gama intermediária e de entrada, a Xiaomi duela principalmente contra marcas como a Realme, Edifier e Huawei, que também são bem sucedidas em equilibrar recursos interessantes, qualidade sonora e um preço relativamente acessível em seus dispositivos.

Vale a pena comprar um fone da Xiaomi?

Os fones da Xiaomi valem a pena para quem busca um bom custo-benefício, já que a marca oferece opções para diversos perfis de uso, desde modelos básicos até avançados com cancelamento ativo de ruído e outros recursos premium como áudio 3D. Geralmente, os modelos da marca apresentam qualidade sonora satisfatória, boa autonomia de bateria e conexão estável, além de preços mais acessíveis que muitos concorrentes.

Por outro lado, consumidores mais exigentes, no que diz respeito aos materiais utilizados na construção e a fidelidade sonora, podem não ficar inteiramente satisfeitos com as opções da fabricante chinesa. Nesse caso, é aconselhável que o usuário invista em marcas como a Apple e a Samsung, que oferecem modelos premium mais sólidos.

🎥 [Unboxing] Galaxy Buds 3: veja detalhes do fone de ouvido

 veja detalhes do fone de ouvido

[Unboxing] Galaxy Buds 3: veja detalhes do fone de ouvido

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro