Os filmes de terror baseados em lendas urbanas parecem ainda mais assustadores, já que essas histórias costumam ser propagadas como se realmente tivessem acontecido. Por isso, produções como Noite do Terror (1974), Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997) e Lenda Urbana (1998) fizeram sucesso entre o público justamente por ilustrar aquilo que é conhecido oralmente. Esses e outros filmes estão disponíveis em plataformas como Amazon Prime Video, Netflix, Looke e outros.
Se você não perde uma boa história de terror e quer conhecer filmes do gênero, o TechTudo criou uma lista com 12 filmes assustadores que foram baseados em lendas urbanas para você assistir hoje mesmo. A seguir, confira detalhes sobre cada uma das produções, incluindo sinopse, elenco, repercussão e onde assisti-la.
Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado resgata a lenda do "Homem Gancho" para os cinemas — Foto: Divulgação/IMDb Adora ouvir uma boa lenda urbana? Então confira a lista das histórias populares mais aterrorizantes do cinema.
- Lenda Urbana (1998)
- Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)
- O Mistério de Candyman (1992)
- Slender Man: Pesadelo sem Rosto (2018)
- Contos do Dia das Bruxas (2007)
- Ring - O Chamado (1998)
- Noite do Terror (1974)
- As Fábulas Negras (2014)
- O Babadook (2014)
- A Morte Pede Carona (1986)
- A Última Profecia (2002)
- Quando um Estranho Chama (2006)
Disponível no Amazon Prime Video, Lenda Urbana carrega com louvor o tema da lista no nome, uma vez que os assassinatos presentes no filme se baseiam em histórias folclóricas de horror dos Estados Unidos, como a lenda do Assassino do Banco de Trás e o Homem Gancho. Com direção de Jamie Blanks (Isolados), título é estrelado por astros de sucesso nos anos 1990, como Jared Leto (Morbius), Tara Reid (franquia American Pie), Alicia Witt (Longlegs: Vínculo Mortal), Rebecca Gayheart (Pânico 2) e Joshua Jackson (Dawson's Creek).
Uma universidade se torna alvo de um assassino misterioso que se inspira em famosas lendas urbanas para matar suas vítimas. Enquanto isso, a estudante Natalie (Witt) parece ser a única pessoa realmente preocupada em descobrir quem é o criminoso. Ela precisa agilizar sua investigação, pois seus amigos estão morrendo e ela pode ser a próxima. Seguindo a mesma linha do sucesso de Pânico (1966), Lenda Urbana não chegou a surpreender a crítica, que deu ao filme aprovação de 30%. Entre os usuários do IMDb, a nota ficou em 5,6.
Lenda Urbana surgiu durante o hype de Pânico nos cinemas — Foto: Reprodução/The Movie Database 2. Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)
Na mesma linha que Lenda Urbana, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado também surfou na onda do sucesso de Pânico. O slasher adolescente dirigido por Jim Gillespie (D-Tox) se baseia no livro escrito por Lois Duncan e na lenda do Homem do Gancho, um personagem presente no folclore de terror dos EUA há décadas. Fazem parte do elenco Jennifer Love Hewitt (9-1-1), Ryan Phillippe (Segundas Intenções), Sarah Michelle Gellar e Freddie Prinze Jr. (ambos de Scooby-Doo). Atualmente o filme integra o catálogo da Netflix.
Durante uma viagem na estrada, quatro adolescentes atropelam um transeunte. Pensando que a vítima está morta e com medo de se entregarem à polícia, os amigos decidem abandonar o corpo e nunca mais tocar no assunto. Um ano se passa e um misterioso assassino com um gancho ronda a vida de cada um dos envolvidos na tragédia. Assim como Lenda Urbana, esse filme não chegou a ser um queridinho da crítica (teve apenas 47% de aprovação no RT). Com nota de 5,8 no IMDb, o título é mais lembrado entre o público - tanto que ganhou uma sequência e uma série de TV.
Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado também seguiu na onda do sucesso de Pânico — Foto: Reprodução/The Movie Database 3. O Mistério de Candyman (1992)
Numa época em que a grande maioria (para não dizer todos) dos vilões do horror eram brancos, o diretor Bernard Rose (Minha Amada Imortal) trouxe um dos primeiros antagonistas negros a fazer sucesso no gênero. O Mistério de Candyman é uma adaptação da novela homônima de Clive Baker (mesmo criador de Hellraiser) estrelada por Tony Todd (Premonição) no papel principal e Virginia Madsen (O Reencontro), Vanessa Estelle Williams (Soul Food) e Xander Berkeley (O Mentalista) completando o cast.
A estudante universitária Helen Lyle (Madsen) fica intrigada com a lenda urbana de Candyman, uma entidade maligna que aparece após seu nome ser chamado três vezes na frente de um espelho. Por mais que a história cause grande perturbação na comunidade negra de sua cidade, Helen fica obcecada em saber mais sobre a lenda, nem que, para isso, ela se torne um alvo do assassino sobrenatural. Presente nas locadoras do Prime Video, YouTube e Apple TV+, O Mistério de Candyman possui 79% de aprovação no RT e nota 6,7 no IMDb.
O Mistério de Candyman foi uma das primeiras lendas urbanas do cinema, em 1992 — Foto: Reprodução/IMDb 4. Slender Man: Pesadelo sem Rosto (2018)
As creppypastas dos anos 2000 eram pequenas demais para abrigar a lenda de Slender Man; logo, o personagem saiu dos redutos mais obscuros da Internet para ganhar espaço nos cinemas. Em Slender Man: Pesadelo sem Rosto, o diretor Sylvain White (Assassinato Em 4 Atos) adaptou a história tendo no elenco Joey King (Feios), Julia Goldani Telles (The Affair), Jaz Sinclair (Gen V), Annalise Basso (Expresso do Amanhã) e Javier Botet (Mama). O longa está no catálogo da Netflix.
Em uma cidade pequena do interior, quatro amigas adolescentes entram na onda viral de invocar o "Slender Man", uma entidade misteriosa que tem a forma de um homem comprido e sem rosto. Quando as jovens matam a curiosidade de chamá-lo por um ritual, a vida delas nunca mais será a mesma, pois Slender Man começa a invadir seus pensamentos. O filme obteve apenas 8% de aprovação entre a crítica no Rotten Tomatoes. Caso semelhante aconteceu no IMDb, com a nota de 3,3 pelo público.
O terror sobrenatural Slender Man: Pesadelo Sem Rosto está disponível na Netflix — Foto: Reprodução/IMDb 5. Contos do Dia das Bruxas (2007)
Quem gosta de várias histórias em um só filme pode acompanhar a antologia Contos do Dia das Bruxas, trabalho do diretor Michael Dougherty (Krampus - O Terror do Natal) que tem o elenco formado por Dylan Baker (Happiness), Rochelle Aytes (Watson), Anna Paquin (True Blood ) e Brian Cox (Succession). O longa, que se tornou cult no decorrer dos anos, pode ser visto nas locadoras do YouTube, Amazon Prime Video e Apple TV+.
Como o nome já diz, o enredo se passa durante a noite de Halloween, o Dia das Bruxas nos Estados Unidos. São apresentadas seis histórias narradas de forma não-linear onde diferentes pessoas são prejudicadas por desobedecerem as tradições do Halloween, do tipo quebrar a lanterna de abóbora antes da meia-noite ou desenterrar algum segredo folclórico da data. O título chegou a 82% de aprovação no RT, além da nota do público de 6,7 no IMDb.
Filme mostra um compilado de histórias de terror em pleno Halloween — Foto: Reprodução/The Movie Database 6. Ring - O Chamado (1998)
O j-horror, cena japonesa de filmes de terror, ganhou um pleno destaque mundial após o lançamento de Ring - O Chamado, que serviu de inspiração para O Chamado (2001) estadunidense. A versão nipônica está presente no Prime Video, Looke e Mubi, além de ser possível ver gratuitamente no NetMovies e Runtime. O trabalho do diretor Hideo Nakata (Água Negra) conta com Nanako Matsushima (Great Teacher Onizuka), Miki Nakatani (Jin) e Hiroyuki Sanada (Xógum).
Baseado no livro homônimo de Koji Suzuki, Ring apresenta uma lenda urbana acerca de uma fita VHS amaldiçoada por um espírito. Quem assiste o conteúdo morre em uma semana. Ao investigar o caso, a repórter Reiko Asakawa (Matsushima), tia de uma das supostas vítimas, não acredita na história. Porém, ela entra em pânico quando seu filho inadvertidamente assiste o conteúdo. Tal como a versão americana, Ring obteve aclamação entre público e crítica, como é visto na aprovação de 98% no RT (selo "fresh") e nota 7,2 no IMDb.
Ring - O Chamado fala sobre fita misteriosa que pode matar quem assistí-la — Foto: Reprodução/IMDb 7. Noite do Terror (1974)
Um dos filmes que preparam o terreno para os slashers adolescentes dos anos 1990 foi Noite do Terror, um clássico cult dirigido por Bob Clark (Uma História de Natal) e com Olivia Hussey (Romeo e Julieta), Keir Dullea (2001: Uma Odisseia no Espaço), Margot Kidder (Superman: O Filme) e John Saxon (A Hora do Pesadelo) no elenco principal. Embora o filme não esteja mais no catálogo de streaming e aluguel nacionais, você pode conferir os remakes Natal Negro (2006) na Pluto.tv e Natal Sangrento (2019) na Netflix.
O filme se baseia em uma lenda urbana americana chamada "A Babá e o Homem do Andar de Cima", surgida nos anos 1960, que retrata uma babá que sofre o assédio telefônico de um homem misterioso dentro da casa. Durante a noite de Natal, as residentes de uma fraternidade universitária feminina sofrem com os telefonemas anônimos e obscenos de um stalker. Aos poucos, o agressor invade o local, fazendo a noite de todas elas um verdadeiro inferno. Noite do Terror possui 71% de aprovação no RT, além de média 7,1 no IMDb.
Noite do Terror mistura sanguinolência slasher com feriado natalino — Foto: Reprodução/The Movie Database 8. As Fábulas Negras (2014)
No melhor estilo trash movie, o longa nacional As Fábulas Negras usa da farta criatividade e do baixo orçamento para narrar histórias aterrorizantes e sangrentas acerca do folclore brasileiro. O longa tem a direção conjunta de quatro dos grandes nomes do cinema underground de horror: Rodrigo Aragão (Mar Negro), Petter Baiestorf (Eles Comem Sua Carne), Joel Caetano (Casulos) e José Mojica Marins, o Zé do Caixão (Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver).
Quatro garotos em uma expedição pela floresta compartilham cinco histórias de terror que envolvem desde personagens do folclore nacional, como o Lobisomem, Iara e Saci, até histórias urbanas, com bruxas, fantasmas e a Loira do Banheiro. Presente no Amazon Prime Video, o título apresenta nota 5,7 no IMDb.
As Fábulas Negras usa do folclore brasileiro em uma estética de filme B de horror — Foto: Reprodução/The Movie Database Ao misturar terror com drama familiar, o longa australiano O Babadook se tornou o precursor do chamado "pós-terror", surgido em meados dos anos 2010 e popularizado por obras como A Bruxa (2015) e Hereditário (2018). O longa de estreia da diretora Jennifer Kent (The Nightingale) conta com a presença de Essie Davis (Um Dia), Noah Wiseman (The Gift), Daniel Henshall (Okja), Hayley McElhinney (Retratos de Guerra) e Barbara West (Modern Love). O filme está disponível no Mubi.
Amelia (Davis) é uma viúva e mãe de Samuel, de apenas seis anos. Após a morte do pai, o garoto se apega a um livro infantil chamado Senhor Babadook, que fala sobre um monstro que se esconde no armário. Tal como a lenda do Bicho Papão, o personagem sai das páginas do livro e passa a aterrorizar Samuel durante a noite. Antes descrente com as alegações do garoto, Amelia agora tem de protegê-lo dessa ameaça sobrenatural. As médias são de 6,8 no IMDb e aprovação de 98% no Rotten Tomatoes.
O Babadook é um terror psicológico estrelado por Essie Davis e Noah Wiseman — Foto: Reprodução/IMDb 10. A Morte Pede Carona (1986)
O diretor Robert Harmon (Crimes no Paraíso) se apropriou de um trecho da canção "Riders on the Storm", do The Doors, para criar uma fábula aterrorizante sobre não dar carona a qualquer desconhecido na estrada. Estrelado por Rutger Hauer (Blade Runner), C. Thomas Howell (Vidas Sem Rumo), Jeffrey DeMunn (The Walking Dead) e Jennifer Jason Leigh (Aniquilação), A Morte Pede Carona se tornou um clássico cult do horror dos anos 1980.
Jim Halsey (Howell) precisa levar um carro da cidade de Chicago para San Diego. Durante o trajeto, ele dá carona ao andarilho John Rider (Hauer), que, posteriormente, se revela um assassino psicopata. Mesmo conseguindo se livrar de Rider na primeira investida, o criminoso passa a perseguir Jim por diversas estradas. Infelizmente, A Morte Pede Carona não está disponível no streaming nacional. No entanto, o remake de 2007 pode ser alugado no Prime Video. O longa obteve aprovação de 65% no Rotten Tomatoes e nota 7,2 no IMDb.
A Morte Pede Carona tem Rutger Hauer no papel de um psicopata viajante — Foto: Reprodução/The Movie Database 11. A Última Profecia (2002)
Um dos raros filmes de terror da filmografia de Richard Gere (Uma Linda Mulher), mais conhecido pelos papéis dramáticos e românticos, é A Última Profecia, obra do diretor Mark Pellington (A Última Palavra). Para criar o enredo, o cineasta se inspirou no "Homem-Mariposa", um folclore urbano surgido nos EUA em 1960 sustentado pelos livros do jornalista e ufólogo americano John Keel. O título ainda conta com Laura Linney (Ozark), Will Patton (Duelo de Titãs), Debra Messing (Will e Grace), Alan Bates (Zorba, o Grego) e Lucinda Jenney (A Maldição).
No enredo, o jornalista John Klein (Gere) tenta compreender a morte de sua esposa Mary (Linney) após um acidente de carro. Enquanto estava hospitalizada, ela garante ter visto uma criatura e com asas na estrada. O caso fica mais obscuro quando outras pessoas da região também tiveram uma experiência similar a de Mary. A Última Profecia rendeu apenas 54% no RT, mas entre o público a nota é de 6,4 no IMDb. O filme está presente no Prime Video e Pluto.tv.
A Última Profecia se inspira na lenda do "Homem-Mariposa", um personagem folclórico urbano dos Estados Unidos — Foto: Reprodução/The Movie Database 12. Quando um Estranho Chama (2006)
Outro filme da lista que se inspira na lenda urbana da "Babá e o Homem do Andar de Cima" é Quando um Estranho Chama, filme do diretor Simon West (Mercenários 2) e que pode ser visto na Max. A atriz brasilo-estadunidense Camilla Belle (O Mundo Perdido - Jurassic Park) interpreta Jill Johnson, uma babá contratada para passar uma noite em uma casa na colina. Ela recebe constantes ligações pedindo para que as crianças sejam observadas. No entanto, Jill descobre que os telefonemas vêm de algum lugar escondido da casa.
O título é um remake de um filme homônimo de 1979. A nova versão conta com Tommy Flanagan (Gladiador), Lance Henriksen (Aliens, O Resgate), Brian Geraghty (1923), Katie Cassidy (Arqueiro) e Clark Gregg (Thelma). O título recebeu aprovação de apenas 8% no Rotten Tomatoes; já no IMDb, a nota é de 5,1.
Uma babá adolescente é atormentada por chamadas telefônicas aterrorizantes — Foto: Reprodução/The Movie Database 🎥6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
16
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/o/D0CP1vTw6UtTlHNyLc2g/243741-1600-1600.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/2/fx83zGRPGYGfZMlGv9FQ/design-sem-nome-19-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/u/9/BeJajLRde6fekVnBtUdQ/free-flow-tamoios.jpg.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/M/WF9qeoRPuDTsF1VC1YQg/poco-x7-pro-traseira.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro