É comum que usuários que estão comprando um celular topo de linha pela primeira vez fiquem em dúvida entre um modelo premium da Samsung ou um iPhone, da Apple. Ainda que tenham convergido para aparelhos e funções similares, essas duas gigantes do mercado mobile posicionam seus produtos de diferentes formas: enquanto a Apple prioriza o minimalismo, tanto nas linhas de produtos quanto no software, e um ecossistema integrado, a Samsung oferece uma gama maior de personalização e de séries de smartphones. E existem alguns aspectos no qual a fabricante sul-coreana se mostra à frente da gigante de Cupertino.
Por isso, é fundamental entender quais são as principais diferenças entre celulares Apple e Samsung, já que elas podem ser decisivas na hora de escolher um novo smartphone. Nas próximas linhas, o TechTudo lista cinco motivos para comprar um celular Samsung em vez de um iPhone — além de um motivo bônus. Confira a seguir.
Veja 6 motivos para comprar um celular Samsung em vez de um iPhone — Foto: Arte/TechTudo 1. Mais opções de escolha
Entre os modelos topo de linha, a Apple costuma oferecer apenas duas versões do iPhone com pequenas variações de tela, tamanho, bateria e armazenamento. Em alguns casos, a marca disponibiliza o iPhone SE, uma versão “econômica” do celular, que é lançada de tempos em tempos. Do lado da Samsung, os lançamentos são mais diversos, com uma gama maior de opções para quem busca um celular de topo. Além dos modelos padrão, a marca sul-coreana ainda tem duas linhas de celulares dobráveis.
O Galaxy Z Flip 6, por exemplo, é o último celular dobrável do tipo concha lançado pela Samsung. Compacto, o smartphone se destina a quem busca portabilidade e praticidade em um dobrável. O Galaxy Z Fold 6, por sua vez, é o maior celular da marca, com uma tela gigante de 7,6 polegadas quando aberto. Focado em multitarefas, ele pode ser utilizado em conjunto com a caneta stylus S Pen.
Galaxy Z Flip 5 tem tela externa de 3,4 polegadas — Foto: Mariana Saguias/TechTudo A Samsung ainda apresenta linhas de smartphones menos potentes para quem não quer gastar tanto em um celular, como as séries FE, A e M. Seus modelos custam bem menos que os celulares de topo, da série S. Os smartphones mais acessíveis podem oferecer um desempenho tão bom quanto os premium, a depender do uso que for dado ao produto.
2. Mais opções de customização do sistema
Os celulares da Samsung costumam oferecer uma gama maior de personalização do sistema em comparação aos iPhones. A marca sul-coreana personaliza o Android com a interface One UI, que é mais amigável e implementa ajustes pedidos pela comunidade. Ainda que a Apple tenha oferecido a possibilidade de personalizar cores, widgets e a Central de Controle no iOS 18, a Samsung oferece opções de customização mais profundas há tempos.
Com a One UI, é possível utilizar temas que mudam esquemas de cores, ícones, sons e papéis de parede. É possível também ajustar o layout do sistema, mudar fontes, agrupar apps em pastas e até ajustar a grade de organização dos aplicativos, por meio de soluções como o Good Lock.
One UI 6 é a interface de personalizada da Samsung e se baseia no Android 14 — Foto: Divulgação/Samsung 3. Multitarefas mais eficiente
A experiência multitarefas em celulares Samsung é superior à dos iPhones, graças a recursos da interface voltados para esse fim. Ao usar dois aplicativos ao mesmo tempo, por exemplo, é possível dividir a tela e personalizar o espaço de cada um dos apps, ou utilizar a visualização pop-up, que também é personalizável em tamanho.
Galaxy Z Fold 5 facilita uso multitarefas — Foto: Divulgação/Samsung Em celulares dobráveis, como o Galaxy Z Fold 6, a função de tela dividida ainda se expande para até três apps simultâneos exibidos em tela, além dos executados em segundo plano, sem apresentar qualquer travamento ou lentidão. Além disso, caso seja necessário realizar uma pesquisa visual no Google, basta utilizar a função Circule para Pesquisar, sem necessidade de tirar print do objeto em questão, fechar o app e abrir o buscador.
4. Velocidade de carregamento superior
A Apple não costuma divulgar o tamanho da bateria de seus celulares, nem o tempo total para seus smartphones serem completamente carregados. Porém, existe um consenso entre o público de que os smartphones da Samsung costumam ter um carregamento mais rápido que a concorrente, mesmo com uma bateria maior. Essa diferença não fica limitada apenas aos modelos mais potentes de cada marca, e pode ser vista até mesmo em produtos mais simples da fabricante sul-coreana.
Galaxy Z Flip 5 carregando — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Tomemos como exemplo os carros chefes de 2024 das duas marcas: Galaxy S25 Ultra, com sua bateria de 5.000 mAh, e iPhone 16 Pro Max, com sua bateria estimada em 4.685 mAh. Ao comparar os dois celulares, o da fabricante sul-coreana pode utilizar carregadores de até 45 W e recarregar sua bateria de 0 a 65% em apenas 30 minutos. O modelo da Apple, por sua vez, utiliza carregadores de até 15 W. No mesmo período, o celular só pode chegar a até 50% de carga.
Neste item, não existe um comparativo equivalente da Apple, uma vez que os iPhones, até o presente momento, não têm modo desktop. O Samsung DeX é um recurso que não só espelha a tela do celular em um monitor ou Smart TV, mas o transforma em um desktop. Basta conectá-lo, com ou sem fios, para ter acesso a um computador com tudo a que um desktop tem direito. A função aparece em celulares de topo da Samsung desde o Galaxy S8, lançado em 2017.
Dex permite usar o Android em um desktop completo — Foto: Divulgação/Samsung A experiência com o Samsung Dex fica ainda mais completa caso ele seja pareado com um teclado e mouse, mas os periféricos não são necessários para usufruir dessa função, uma vez que o celular pode cumprir a função de teclado e trackpad, similar a um notebook. Com o uso de uma base para adicionar mais portas USB ao celular, a experiência com o sistema não deve em nada a versões desktop de outros sistemas operacionais.
Galaxy AI no Galaxy S24 Ultra — Foto: Reprodução/Samsung A IA da Samsung traz ferramentas de produtividade e comunicação, como o Note Assist, que resume e organiza anotações, e o Live Translate, que traduz conversas, além de permitir uma comunicação quase instantânea, mesmo para quem não domina outro idioma. É possível ainda utilizar a IA como um assistente pessoal, com ações diretas em aplicativos de reuniões e chamadas de voz.
🎥 Veja também nossas impressões da linha Galaxy S25!
Galaxy S25 é bom? Confira impressões do celular da Samsung

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
17
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/L/j/aI9gb0RsAYLVBjofB0GQ/40itx2ir5hxn74kc6r4fstwbvvq.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/n/J/tfg5HtTU2hjCvrEz1TJw/apps-35-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/6/b1L53ERAqz2qVNkAYlpw/whatsapp.avif)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/H/F/lwRju3S8ugawLKLB60WQ/bbbb.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro