ChatGPT é uma ferramenta muito útil para quem precisa praticar inglês e outros idiomas. Ao enviar os comandos corretos, o usuário pode melhorar suas habilidades de fala, escrita, audição e leitura com a ajuda do chatbot. Embora o uso da inteligência artificial (IA) não substitua a experiência com professores e estudantes em uma sala de aula, é possível utilizá-la para revisar conteúdo, organizar os estudos, melhorar a comunicação e até mesmo corrigir erros de pronúncia e ortografia. Veja, nesta lista, seis formas de usar o ChatGPT para treinar inglês no seu dia a dia.
ChatGPT pode ser usado para a prática de idiomas; veja como — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 1. Simule conversas em tempo real
Caso o usuário queira praticar a fala, é possível utilizar o modo voz do software. Simular situações da vida real, como ir às compras, pedir informações de direção ou até mesmo ter uma conversa sobre tópicos mais avançados, como política, tecnologia e outros pode ser uma boa estratégia de estudos.
Essa é uma excelente ferramenta para quem se sente inseguro ao se comunicar em outro idioma e pode auxiliar na melhoria de habilidades como a pronúncia, entonação e velocidade de fala. Para usá-la, basta clicar no ícone de voz, localizado no canto inferior direito. "Haja como um [professor/jornalista/entrevistador e simule uma conversa em [idioma desejado]" é um ótimo comando para treinar a fala com o ChatGPT.
Diálogo por voz com o ChatGPT — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo 2. Escreva textos para o chat corrigir
A escrita é uma das habilidades relacionadas à aprendizagem de idiomas. Há várias maneiras de usar o ChatGPT para praticá-la, incluindo a colaboração na formação de frases, edição de textos e identificação de erros de coesão e coerência.
Alguns prompts que podem ser utilizados são: "identifique erros de gramática e ortografia no parágrafo a seguir", "me dê uma lista de palavras para que meu texto tenha mais coesão" e "faça um exercício para que eu pratique a escrita em [idioma escolhido]".
Correção de parágrafo em Inglês feita pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo 3. Monte planos de estudo
O ChatGPT também pode ser útil para ajudar estudantes a organizar seu processo de aprendizagem. Isso porque, com o comando correto, a ferramenta da OpenAI monta planos de estudos que podem ajudar a desenvolver as habilidades de fala, escrita, audição e leitura. Mesmo com pouco tempo, o chatbot cria um planejamento conforme a disponibilidade, nível de conhecimento e ferramentas que o usuário dispõe.
Para o ChatGPT elaborar um plano de estudos eficiente, o usuário pode enviar prompts detalhados, informando seu nível de conhecimento, tempo disponível e objetivos. Alguns exemplos de comandos são: "crie um plano de estudos de X dias para melhorar minha fluência em [idioma]", "preciso de um cronograma para me preparar para a [prova] em X meses" ou "quero estudar [idioma] por X minutos por dia". Quanto mais informações forem fornecidas, mais personalizado será o planejamento, incluindo sugestões de materiais, exercícios e técnicas de aprendizado.
Plano de estudos diário montado pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo 4. Aprenda novas palavras
Como as palavras são a base das habilidades mencionadas, é muito importante que o estudante tenha um vasto conhecimento em relação a substantivos, adjetivos, verbos, preposições e outras classes. Por vezes, a comunicação pode ser um pouco confusa, justamente pela convergência com o idioma nativo e, quando uma palavra foge à mente, é importante utilizar um sinônimo para a conversa continuar fluindo.
Nesse sentido, o chat pode sugerir trocas de palavras em um diálogo ou texto escrito, expressões semelhantes e/ou opostas e dar a definição e exemplo do uso delas em frases. Para ampliar o vocabulário em um idioma com a ajuda do ChatGPT, use prompts como "cite expressões comuns em conversas cotidianas", "dê uma lista de verbos/pronomes/adjetivos em [língua desejada]" ou, ainda, "dê a definição e aplicação da palavra X em [idioma alvo]".
Perguntas geradas a partir do prompt 'Generate an english vocabulary quiz' — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo 5. Amplie o repertório cultural
Conhecer a cultura dos países com o idioma alvo é uma parte importante do processo de aprendizagem de língua estrangeira. Isso porque, além das gírias locais e expressões idiomáticas específicas, as celebrações e costumes de cada local também podem ser mencionadas em conversas. Esses traços culturais estão presentes em produções midiáticas como filmes, músicas e séries, frequentemente utilizadas como ferramentas de estudo. Outro motivo é que aprender outras culturas pode ampliar a visão de mundo do estudante.
Para isso, o ChatGPT pode ajudar ao responder a alguns prompts como "explique um costume tradicional em [língua alvo]" e "descreva um feriado/festival típico celebrado em [língua alvo]". Caso o estudante queira aprender mais sobre normas específicas de algum país, basta enviar o prompt "Liste X comportamentos sociais em [língua alvo]". Outra possibilidade é pedir para o chat recomendar filmes, séries ou textos que ajudem a entender mais sobre a cultura de [país].
Resposta do ChatGPT ao prompt 'Explain a cultural tradition/custom in English' — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo 6. Prepare-se para provas de proficiência
As provas de proficiência avaliam os candidatos em relação ao nível de conhecimento do idioma — básico, intermediário e avançado — e por vezes são aceitas em universidades no exterior, sendo muito úteis para quem deseja estudar ou trabalhar fora de seu país de origem.
O ChatGPT pode auxiliar no planejamento e preparação para esses testes à medida que identifica seu nível atual, dá dicas sobre a estrutura de provas específicas e indica métodos para lidar com perguntas difíceis e com o tempo de prova. Alguns prompts que podem ser utilizados são "analise os erros e sugira melhorias na [habilidade]", "simule perguntas da [prova]" e "faça um comparativo entre as provas de proficiência disponíveis para [idioma]".
Como gerenciar o tempo durante a realização de provas de proficiência segundo o ChatGPT — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo Veja também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes
DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
19
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/o/D0CP1vTw6UtTlHNyLc2g/243741-1600-1600.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/2/fx83zGRPGYGfZMlGv9FQ/design-sem-nome-19-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/u/9/BeJajLRde6fekVnBtUdQ/free-flow-tamoios.jpg.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/M/WF9qeoRPuDTsF1VC1YQg/poco-x7-pro-traseira.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro