8 meses atrás 13

Grok chega ao Telegram; entenda como usar a IA do Elon Musk no mensageiro

O Grok, chatbot do bilionário Elon Musk, agora está disponível no Telegram. A novidade foi divulgada pelo próprio empresário nesta sexta-feira (28) em uma publicação no X (antigo Twitter). O acesso à inteligência artificial (IA) poderá ser feito pelo mensageiro, disponível para Android e iPhone (iOS), ou pela versão web da plataforma. No entanto, vale destacar que a IA está acessível somente para assinantes da versão premium da plataforma. A seguir, entenda o que é o Grok e veja como ativar o assistente virtual no aplicativo de mensagens.

 Arte/TechTudo Grok chega ao Telegram; entenda como usar a IA do Elon Musk no mensageiro — Foto: Arte/TechTudo

Lançado em 2023, o Grok é um chatbot de inteligência artificial (IA) generativa desenvolvido pela xAI, empresa fundada por Elon Musk, também proprietário do X (antigo Twitter), Tesla, SpaceX e outras companhias. A plataforma utiliza modelos de linguagem de grande escala (LLMs) e foi criada para competir com gigantes do setor, como a Meta AI, da Meta, e o ChatGPT, da OpenAI.

Recentemente, a startup lançou o Grok 3, uma versão aprimorada em relação às anteriores. O assistente virtual reformulado está totalmente integrado ao X e oferece funcionalidades mais avançadas, como o modo Think e a DeepSearch.

 Divulgação/xAI Grok é o chatbot desenvolvida pela xAI, empresa fundada por Elon Musk — Foto: Divulgação/xAI

Como acessar o Grok no Telegram?

Passo 1. Na tela inicial do Telegram, toque na lupa localizada no canto superior direito para abrir a barra de pesquisa;

Passo 2. Digite "GrokAI" e selecione o perfil correspondente;

Passo 3. Toque em "Iniciar" para começar a interagir com o chatbot. Vale lembrar que o acesso à inteligência artificial está disponível apenas para assinantes do Telegram Premium.

 Reprodução/Diego Cataldo Acesso à inteligência artificial está disponível apenas para assinantes do Telegram Premium — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Quando apresentou o chatbot ao mundo, Elon Musk afirmou que a ferramenta seria uma alternativa às IAs que evitavam responder sobre temas polêmicos ou sensíveis. No entanto, de acordo com as diretrizes da plataforma, o Grok não gera conteúdo relacionado a violência extrema, pornografia ou atividades criminosas. Além disso, o assistente virtual declara que não pode ser utilizado para criar conteúdos com o objetivo de enganar pessoas.

Na prática, porém, apesar das diretrizes bem definidas, o chatbot opera em um modo considerado "sem filtro" tanto na geração de imagens quanto nas respostas às perguntas. Recentemente, o Grok chegou a sugerir a pena de morte para seu próprio criador, Elon Musk, e para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Veja também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

 saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro