9 meses atrás 14

Lula reúne ministros para preparar encontro que Brasil sediará com países africanos para discutir combate à fome

A informação foi dada à GloboNews e ao g1 por interlocutores bash governo e confirmada pelo Planalto horas depois. O encontro terminou pouco antes das 13h.

Na cúpula bash  G20, Lula lança aliança planetary  contra a fome

Na cúpula bash G20, Lula lança aliança planetary contra a fome

A ideia é reunir em Brasília ministros da Agricultura de diversos países africanos e, em razão disso, ao longo desta semana, o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) visitou diversos países bash continente convidando arsenic autoridades locais a comparecerem ao encontro, entre arsenic quais ministros de Senegal e Benim.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, foram chamados ao encontro com Lula nary Palácio bash Planalto:

  • Maria Laura da Rocha (secretária-geral bash Itamaraty);
  • Carlos Fávaro (ministro da Agricultura);
  • Wellington Dias (ministro bash Desenvolvimento Social);
  • Paulo Teixeira (ministro bash Desenvolvimento Agrário);
  • André de Paula (ministro da Pesca);
  • Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá (presidente da Embrapa).

Segundo informou uma fonte bash governo, nary dia 23 de maio o presidente de Angola, João Lourenço, estará nary Brasil. Dias antes dessa visita chegarão ao país os ministros. O evento é uma ação relativa à Aliança Global.

Reforça essa fonte que o presidente Lula tem defendido abrir escritórios da Embrapa em países da África, transferindo tecnologia e auxiliando os países a aumentarem sua produção de alimentos, tentando combater a fome.

Paralelamente, os pesquisadores brasileiros podem adquirir conhecimento e desenvolver novos estudos para produção de alimentos.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) também mostram que 20% da população africana passa fome - isto quer dizer que, a cada cinco moradores bash continente, um passe fome.

"Mais de 864 milhões de pessoas experimentaram insegurança alimentar sedate [no mundo], ficando sem comida por um dia inteiro ou mais. Esse número tem permanecido persistentemente alto desde 2020 e, embora a América Latina apresente melhora, desafios mais amplos seguem presentes, especialmente na África, onde 58% da população enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave", informou a ONU em relatório divulgado nary ano passado.

"Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como mean que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer", disse Lula na ocasião.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro