Saber o que ligar no filtro de linha, um parceiro comum para quem possui muitos aparelhos, mas poucas tomadas, é algo que deveria ser de conhecimento geral, tendo em vista que nem todos os eletrodomésticos e eletrônicos podem -- ou devem -- ser ligados a ele. Entre os motivos, eles vão desde questões ligadas a eficiência, em que os aparelhos trabalham com menos energia do que deveriam, até coisas mais graves, já que os dispositivos podem sobrecarregar o filtro e culminar em verdadeiras catástrofes.
Usar o filtro de linha com aparelhos incompatíveis é como acender um fósforo perto de um vazamento de gás: o perigo existe e pode ser grave, e por isso, o TechTudo mostra a seguir a diferença entre um uso seguro e um perigoso, a capacidade do filtro, as necessidades energéticas de cada equipamento conectado a ele e como evitar problemas.
Tirar eletrodomésticos enquanto estiver viajando da tomada pode economizar energia — Foto: Reprodução/Freepik Como usar o filtro de linha?
Se você não sabe o que ligar ou não no filtro de linha, o guia a seguir esclarece quais são os perigos de utilizar esse objeto, e como torná-lo um aliado em casa sem colocar os aparelhos, sua família e a casa em risco. Confira os tópicos abordados:
- O que é filtro de linha? Como funciona?
- O que não pode ligar no filtro de linha? E por qual motivo?
- O que pode ligar no filtro de linha?
O que é filtro de linha? Como funciona?
O filtro de linha não é apenas uma extensão com várias tomadas. Trata-se de um dispositivo eletrônico projetado para cumprir duas funções principais: distribuir energia para múltiplos aparelhos a partir de uma única tomada e proteger esses equipamentos contra variações na rede elétrica. Por dentro, o filtro de linha possui componentes como varistores (ou VDR, Voltage Dependent Resistor), fusíveis e indutores que controlam a entrada de longos picos de voltagem e garantem a filtragem contra altas frequências. Assim, o objetivo deste aparelho é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos nele conectados. Quando isso ocorre, seu fusível “queima”, cortando a energia que o alimenta.
Filtro de linha SMS 64100 com 4 tomadas — Foto: Divulgação/SMS A capacidade de um filtro de linha geralmente é entre 1.200 W a 2.400 W. Os cabos de extensão de calibre 14 e 12 são alguns dos mais comuns, onde um cabo de calibre 14 pode lidar com cerca de 1.800 W (ou 15 amperes, o mesmo que uma tomada de parede padrão nos EUA). Na prática, isso significa que, se você tem um filtro de linha com capacidade para 1.500 W e conecta nele aparelhos que somam 2.000 W, o resultado será o superaquecimento do dispositivo, podendo causar curto-circuito ou até incêndio.
O que não pode ligar no filtro de linha? E por qual motivo?
Veja o que não ligar no filtro de linha — Foto: Reprodução/Freepik (rawpixel.com) Geladeiras funcionam 24 horas por dia, contando com um sistema de compressor que exige picos de energia para iniciar seu funcionamento. Um refrigerador mediano consome entre 200 W (4,8 kWh) e 400 W (9,6 kWh) em funcionamento normal, mas em momentos de pico, esse consumo pode triplicar temporariamente, o que pode causar sobrecargas. Logo, é imprescindível que as geladeiras sejam sempre conectadas diretamente a tomadas exclusivas.
Máquinas de lavar são verdadeiras "devoradoras" de energia, especialmente durante o ciclo de centrifugação. Logo, conectar uma máquina de lavar a um filtro de linha representa um grande risco, pois o pico de energia necessário para iniciar o ciclo de centrifugação ultrapassa facilmente a capacidade máxima do filtro. Esta sobrecarga não apenas pode danificar o filtro, mas também criar riscos de superaquecimento dos fios, derretimento de componentes e até mesmo curto-circuito.
Evite ligar máquinas de lavar em extensões e filtros de linha — Foto: Reprodução/Freepik As secadoras de roupa tem um alto consumo energético devido ao seu sistema de aquecimento. Uma secadora típica do mercado opera com potência entre 2.000 W e 5.000 W, tornando-a totalmente incompatível com filtros de linha. E não se engane: mesmo as secadoras mais modernas e eficientes energeticamente, que gastam menos energia, ainda ultrapassam a capacidade segura de qualquer filtro de linha disponível.
As air fryers tornam a vida mais prática e saudável, mas demandam um alto consumo energético. Ainda que alguns modelos sejam compactos e caibam em qualquer cantinho da cozinha, a alta demanda de potência dessas fritadeiras tornam-as inadequadas para uso com filtros de linha.
Para se ter uma ideia, quando ligada, a air fryer pode rapidamente consumir mais da metade (ou até a totalidade) da capacidade de um filtro comum. Ou seja, se outros aparelhos estiverem conectados simultaneamente, o risco de sobrecarga é praticamente certo – e isso pode, inclusive, derreter tomadas e gerar panes elétricos na rede.
Você não pode ferver água na air fryer, pois isso pode estragar o aparelho — Foto: Reprodução/Freepik Além do consumo elevado durante o uso normal, o micro-ondas pode apresentar picos de consumo ainda maiores quando ligados, especialmente em níveis máximos de potência. O uso de filtros de linha com estes aparelhos não apenas compromete a eficiência do aquecimento, como também representa sério risco de sobrecarga, que pode culminar em danos tanto do filtro, quanto do próprio micro-ondas. Assim, a recomendação é sempre conectar o micro-ondas diretamente a uma tomada exclusiva.
Microondas pegando fogo — Foto: Hidrauaço/Divulgaação O princípio de funcionamento dos fornos elétricos é simples, mas eles exigem grandes quantidades de energia para manter a temperatura constante. Consequentemente, a demanda elevada do aparelho, em 99,9% das vezes, ultrapassa a capacidade da maioria dos filtros disponíveis no mercado, podendo causar superaquecimento rápido e derretimento dos componentes.
Caso não tenha se dado por satisfeito, saiba que ligando os fornos elétricos aos filtros de linha há, também, o risco de danos ao próprio eletrodoméstico, como falhas no controle de temperatura que podem comprometer o preparo dos alimentos.
De indução ou de resistência, não importa: os fogões elétricos possuem potências que podem variar de 1.500 W a 7.000 W, e estão completamente fora da lista do que pode ser conectado a filtros de linha. Neste caso, o risco não se limita apenas à queima do filtro, mas também ao derretimento de cabos, falhas no sistema elétrico da residência e possíveis incêndios. Logo, a regra é clara: nunca, em hipótese alguma, faça “gambiarras” na hora de ligar ou instalar este tipo de eletrodoméstico.
Com potência típica entre 1.000 W e 2.000 W, o ferro de passar roupa, apesar de pequeno, é um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia. Quando ligado, ele pode consumir praticamente toda a capacidade de um filtro de linha comum, deixando pouca ou nenhuma margem para outros aparelhos.
Para evitar possíveis dores de cabeça e garantir maior segurança nos afazeres domésticos, sempre conecte ferros de passar diretamente à tomada, preferencialmente em circuitos que não estejam sobrecarregados com outros equipamentos de alta potência.
O que pode ligar no filtro de linha?
Após conhecer tantos aparelhos que representam riscos ao serem conectados a filtros de linha, é fundamental saber quais equipamentos podem ser utilizados com segurança nesses dispositivos. A principal característica dos aparelhos seguros para filtros de linha é o baixo consumo energético constante.
Felizmente, a maioria dos eletrônicos é compatível com filtros de linha de boa qualidade – afinal, eles geralmente apresentam potência de 300 W. Os filtros de linha podem ampliar a vida útil desses eletrodomésticos, especialmente para quem reside no interior do país, uma vez que oferecem proteção contra as oscilações de energia típicas dessas regiões.
Tomada eletrônico economia de energia conta de luz — Foto: Reprodução/Unsplash/Claudio Schwarz Computadores, notebooks, carregadores, impressoras e outros equipamentos de mesa utilizados para trabalho ou estudos podem ser ligados diretamente ao filtro de linha. Além disso, outros exemplos como roteadores, consoles de videogame, caixas de som e televisores, incluindo os modelos LCD, LED e OLED, também são compatíveis com esse dispositivo.
Com informações de Cnet e Southernliving
Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
18
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/o/D0CP1vTw6UtTlHNyLc2g/243741-1600-1600.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/2/fx83zGRPGYGfZMlGv9FQ/design-sem-nome-19-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/u/9/BeJajLRde6fekVnBtUdQ/free-flow-tamoios.jpg.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/M/WF9qeoRPuDTsF1VC1YQg/poco-x7-pro-traseira.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro