O uso intenso de chatbots de inteligência artificial (IA) para desabafar ou conversar sobre sentimentos e questões existenciais pode estar relacionado ao aumento da solidão e à redução de interações sociais. É o que apontam dois estudos conduzidos pela OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A primeira pesquisa consistiu em uma análise automatizada de mais de 40 milhões de conversas na plataforma e identificou que usuários que expressavam sentimentos negativos, como tristeza ou estresse, buscavam a IA com mais frequência, principalmente para desabafar ou buscar acolhimento.
Já a segunda investigação, um experimento com mais de mil participantes durante um mês, mostrou que o uso da ferramenta com "fins emocionais" levou à maior dependência, menor satisfação com a vida social e redução no contato com outras pessoas. A seguir, saiba mais sobre a pesquisa e conheça os riscos do uso excessivo da inteligência artificial.
Uso intenso de chatbots de IA podem estimular solidão e isolamento social, diz estudo — Foto: Reprodução/baona/Getty Image Chatbots e emoções humanas
O primeiro estudo consistiu em uma análise automatizada de mais de 40 milhões de interações com o ChatGPT, de forma anônima. Nessa etapa não houve envolvimento de pesquisadores humanos para garantir a privacidade dos usuários. Para isso, foi utilizado um modelo de IA que aprendeu a reconhecer padrões linguísticos associados a emoções, com base em exemplos rotulados previamente. A IA considerou o conteúdo das mensagens e o contexto das conversas.
Foram analisadas mais de 40 milhões de mensagens trocadas com o ChatGPT, preservando a privacidade dos usuários — Foto: Reprodução/Ju Jae-young/Shutterstock Os resultados indicaram que usuários que acessam o chatbot com frequência acima da média apresentam mais sinais associados a sentimentos como solidão, ansiedade e busca por validação emocional. Esses padrões foram mais evidentes em conversas consideradas “emocionalmente íntimas”, ou seja, quando o usuário pede conselhos, desabafa ou fala sobre questões pessoais, problemas e sentimentos. Além disso, muitas das interações eram tentativas de estabelecer laços afetivos com a IA.
Estudo controlado com mil participantes confirma tendências
A segunda pesquisa, liderada por cientistas do MIT Media Lab, consistiu em um experimento controlado com 1.006 participantes ao longo de quatro semanas. Os voluntários foram divididos em três grupos: um utilizava o ChatGPT para fins emocionais, outro para fins informacionais (tarefas, estudos, organização pessoal) e um terceiro grupo de controle, que não usou o chatbot durante o período.
Estudo com mais de 1000 usuários foi realizado pelo MIT Media Lab — Foto: Reprodução/LinkedIn O grupo que usou a IA com mais frequência e para conversas íntimas apresentou aumento no sentimento de solidão e queda na satisfação com suas interações sociais na vida real. Houve também relatos de dependência emocional, com participantes afirmando sentir necessidade de retornar ao ChatGPT mesmo sem uma razão objetiva. Já os usuários que utilizaram o chatbot instrumentalmente (para escrever textos, revisar tarefas ou tirar dúvidas) não apresentaram aumento nos sentimentos de solidão e, em alguns casos, relataram ganho de tempo e menos estresse no dia a dia.
Riscos estão associados ao tipo de interação e não à ferramenta em si
Os estudos não apontam o uso do ChatGPT como um risco à saúde mental por si só. Pelo contrário: quando utilizado produtivamente para organizar tarefas, estudar ou agilizar demandas, por exemplo, a ferramenta pode contribuir para reduzir o estresse, aumentar o tempo livre e promover mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O problema pode surgir quando as interações se tornam excessivas e carregadas de conteúdo emocional, levando o usuário a substituir vínculos sociais por conversas com a IA.
Especialistas recomendam que o ChatGPT e outros chatbots de inteligência artificial sejam usados com moderação, principalmente por pessoas que estejam enfrentando períodos de isolamento social ou sofrimento emocional. Utilizar a ferramenta para aumentar a produtividade pode ser vantajoso, mas manter conexões reais fora das telas é essencial.
Veja também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes
DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
14
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/o/D0CP1vTw6UtTlHNyLc2g/243741-1600-1600.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/2/fx83zGRPGYGfZMlGv9FQ/design-sem-nome-19-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/u/9/BeJajLRde6fekVnBtUdQ/free-flow-tamoios.jpg.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/M/WF9qeoRPuDTsF1VC1YQg/poco-x7-pro-traseira.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro