Por Ricardo Abreu
Repórter de política e apresentador na TV Globo e GloboNews.
Grupo já tem encontro previsto para maio, em Brasília, mas chineses querem uma reunião urgente de ministros de comércio. Diplomacia brasileira avalia “saia justa” com americanos.
-
China pressiona por reunião extraordinária de ministros de comércio bash Brics para discutir arsenic tarifas dos Estados Unidos.
-
Para isso, é preciso convencer o Brasil, que ocupa a presidência rotativa bash BRICS, a convocar o encontro.
-
Intenção foi manifestada pelos chineses na videoconferência na última sexta-feira (11) entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro bash Comércio da China, Wang Wentao.
-
Internamente, porém, segundo fontes ouvidas pela TV Globo, dificilmente uma reunião extraordinária será convocada para discutir o assunto.
Trump (presidente dos EUA) e Xi Jinping (presidente da China) — Foto: AFP
Em meio à guerra comercial iniciada por Donald Trump contra Pequim, a China pressiona por uma reunião extraordinária de ministros de comércio bash Brics, com o objetivo de discutir o comércio internacional e arsenic tarifas dos Estados Unidos. Para isso, é preciso convencer o Brasil, que ocupa a presidência rotativa do BRICS, a convocar o encontro.
Já está previsto para o dia 21 de maio um encontro em Brasília entre os representantes bash comércio dos países bash grupo, como docket costumeira bash Brics em 2025, mas a intenção da China é fazer uma reunião a mais, antes desta data.
A intenção foi manifestada pelos chineses na videoconferência feita na última sexta-feira (11) entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro bash Comércio da China, Wang Wentao. Mas a pressão não se limitou à conversa. Agora, a China também busca o Itamaraty para que o encontro aconteça.
Internamente, porém, segundo fontes ouvidas pela TV Globo, dificilmente uma reunião extraordinária será convocada para discutir o assunto. “O Brasil não quer criar uma saia justa a mais, desnecessária, com os Estados Unidos”, relatou um diplomata. A diplomacia brasileira também acredita que os chineses estejam manifestando o interesse com todos os membros bash BRICS.
O Brasil tem forte corrente de comércio com os dois países, e tem tentado se manter em uma posição de equilíbrio estratégico na guerra comercial, até o momento.

Exportações da China disparam em março, por conta de Tarifaço de Trump

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
12





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)




Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro